O jovem Kauã Prates está na mira do futebol europeu. Segundo o Central da Toca e o portal ge, o Borussia Dortmund, da Alemanha, monitora o atleta desde outubro, quando enviou observadores ao Mineirão. Revelado pelo Cruzeiro, o capixaba de 12 jogos no profissional em 2025 vive ascensão meteórica sob o comando de Tite. Titular nas duas primeiras rodadas do Mineiro, Kauã coroou a boa fase ao marcar seu primeiro gol pelo clube na vitória contra o Pouso Alegre.
A negociação
As conversas entre Cruzeiro e Borussia Dortmund pelo jovem lateral avançaram, mas ainda há um impasse financeiro. A proposta inicial dos alemães foi de 8 milhões de euros, valor considerado baixo pela diretoria celeste, que busca cifras mais elevadas. Embora o Cruzeiro tente valorizar a joia, o pouco tempo de experiência profissional do atleta pesa contra, e especula-se que as ofertas dificilmente atingirão os 15 milhões de euros nesta janela. Além do valor imediato, a Raposa faz jogo duro para manter entre 20% e 30% dos direitos econômicos, visando lucros em uma futura transferência na Europa.
Nas graças da torcida
A primeira impressão foi a que ficou: o lateral disputou posição na temporada passada, destacando-se em vários jogos e caindo nas graças da torcida. Este ano, ele marcou o gol do Cruzeiro na derrota por 2 a 1 para o Pouso Alegre, ocasião em que, apesar do resultado negativo, sua atuação foi bastante elogiada pelos torcedores do Cabuloso.
A excelente fase de Kauã Prates já começou a gerar as tradicionais comparações bem-humoradas nas redes sociais.
O interesse do Borussia Dortmund em Kauã Prates atravessou fronteiras e já repercute na Alemanha. Um perfil de torcedores aurinegros nas redes sociais publicou sobre o monitoramento do lateral, destacando sua ofensividade e o potencial de revenda.