Quem faz concurso ganha isenção da taxa de inscrição ASSIM

0 comment

Com a nova decisão do Senado Federal, os candidatos a concursos públicos terão acesso a isenção da taxa de inscrição. Esta medida beneficiará aqueles que não possuem condições financeiras para arcar com esse custo. No entanto, é importante lembrar que cada concurso possui suas próprias regras e critérios para isenção da taxa de inscrição.

Quanto aos concursos federais, as isenções para os concurseiros são estabelecidas pelo artigo 11 da Lei nº 8.112/90 e pelo Decreto 6.593/08. É importante que os candidatos estejam atentos às normas e regulamentos para aproveitar essa oportunidade e se inscreverem sem custo algum.

education-g012e1b8a5_1920
Estudantes. Foto: Pixabay

Como ganhar a participação gratuita no concurso?

De acordo com a legislação, os cidadãos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) podem solicitar isenção de taxa de inscrição em processos seletivos promovidos pelo poder público da União.

Além disso, a isenção também pode ser concedida a candidatos que façam parte de famílias de baixa renda, cuja renda per capita seja de até meio salário mínimo. É importante destacar que essa isenção somente é garantida para concursos públicos federais.

Na circunstância do doador de medula óssea, o benefício pode ser obtido somente pela pessoa que já tenha realizado a doação, e não que apenas esteja cadastrada como doadora em potencial. 

“A probabilidade de você ser doador é uma para mais de um milhão de chances, é mais fácil ganhar na Mega Sena”,

Quais concurseiros podem obter a isenção?

  • Membros de famílias de baixa renda;
  • Pessoas inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal);
  • Doadores de sangue e/ou de medula óssea;
  • Pessoas que foram convocadas e trabalharam em eleições;
  • Agentes de proteção da infância e juventude;
  • Desempregados.

A lei aprovada em 2018 direciona a regra de isenção de taxa de inscrição para inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea somente para concursos públicos federais. No entanto, Estados e Municípios também podem estabelecer regras similares para seus próprios concursos públicos.

Se você quer ficar por dentro dos principais concursos do Brasil, acesse nosso editorial especializado aqui.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS