Os campi Ipatinga e Sabará do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) estão ofertando mil vagas para o curso de Inglês básico – nível instrumental. Do total de vagas, 500 são para estudantes e servidores do IFMG e a outra metade destinada ao público externo interessado em aprender uma nova língua.
De acordo com o IFMG, o curso faz parte de uma parceria com o Projeto IngRede da Faculdade de Letras da UFMG e visa, por meio de estratégias e técnicas de leitura, desenvolver a habilidade da compreensão leitora de diversos gêneros textuais em língua inglesa. As aulas serão on-line, via Moodle, no período de 5 de setembro a 23 de dezembro de 2022, com carga horária de 60 horas
Para realizar a inscrição, os interessados devem preencher o formulário eletrônico ou acessar pelo QR Code (abaixo), até o dia 16 de agosto.
Os candidatos serão selecionados considerando os seguintes critérios:
a) A ordem de inscrição dos candidatos no formulário eletrônico; e
b) A declaração de que o interessado possui:
i. Ensino Fundamental completo;
ii. 15 anos completos ou mais, no ato da matrícula;
iii. Acesso a computador ou celular e acesso à internet de banda larga, para acompanhar os conteúdos e realizar as avaliações do curso.
A matrícula será efetivada a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição e do acesso ao candidato ao AVA do curso. O resultado será publicado nos sites dos campi Ipatinga e Sabará.
Por que aprender inglês é importante?
A língua inglesa é a língua nativa de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo a língua oficial de 53 países. Há muita gente com a qual você pode se comunicar apenas por aprender uma única nova língua. Podemos considerar então que o inglês é a “segunda língua” do restante do mundo, pois, apesar de o mandarim e o espanhol possuírem mais falantes nativos, no mundo afora a maior parte das pessoas escolher por somar o inglês à sua língua nativa. Uma em cada cinco pessoas fala ou entende ao menos um pouco o inglês.
Também é importante destacar que saber falar inglês ajuda a conquistar um emprego melhor, já que a língua estrangeira é cada vez mais exigida como requisito nas melhores oportunidades do mercado de trabalho.