Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Nas últimas semanas trouxemos algumas receitas veganas para quem deseja manter a tradição da quaresma e se privar da carne e sem ficar só no tradicional ovo e peixe.
Hoje encerramos a série temática sobre “Quaresma Vegana” com duas deliciosas receitas: o nhoque sem glúten e a torta de palmito feita com massa de grão de bico. Confira:
Nhoque sem glúten
Nhoque sem glúten (Foto: Vegtube / http://www.vegtube.com.br/Receita/nhoque-sem-gluten/)Esse prato que é a paixão de muitas pessoas, aqui se transforma ganhando nutrição e beleza.
Ingredientes:
2 xíc. (chá) de batata doce amassada
2 col. (chá) de polvilho doce
2 col. (chá) de fécula de batata
Modo de Preparo:
- Misture o polvilho e a fécula de batata com a batata doce amassada
- Mexa com as mãos até chegar numa textura que não gruda nas mãos
- Faça um rolinho em uma tábua e corte no formato desejado
- Em uma panela com água fervente e sal cozinhe os nhoques até boiarem
- Sirva com o molho de sua preferência.
Torta de Palmito (com Massa de Grão de Bico)
Essa torta é deliciosa, diferente e saudável! A massa não precisa de farinha, leva apenas grão-de-bico e temperinhos, e você pode fazer tanto tortas quanto empadinhas com ela. Esta massa pode ser servida com outros recheios, como um refogado de brócolis, espinafre e tofu.
Ingredientes:
1 xícara (de chá) de grão-de-bico cru
1 colher (de sopa) de orégano desidratado
1 colher (de sopa) de suco de limão
1/2 colher (de chá) de sal (ou mais, se preferir)
1/4 de xícara (de chá) de azeite
Recheio de Palmito:
3 dentes de alho picados
1/2 xícara (de chá) de cebola picada
2 xícaras (de chá) de palmito picado (usei pupunha)
1/3 de xícara (de chá) de azeitonas picadas
1/3 de xícara (de chá) de extrato de tomate
1 colher (de sopa) de amido de milho misturada em 2 colheres (de sopa) de água
Orégano a gosto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Salsinha picada a gosto
Modo de preparo:
Coloque o grão-de-bico cru de molho com o dobro de água por 12 horas. Escorra, lave e coloque em uma panela de pressão, cubra com dois dedos de água e deixe cozinhar por 5 minutos depois que pegar pressão. Desligue. Pré-aqueça o forno a 210ºC.
Escorra bem o grão-de-bico e coloque em um processador. Adicione o suco de limão, o sal, o orégano desidratado e o azeite. Bata para virar uma pasta grossa. Eu gosto de bater pouco, para deixar uns pedacinhos.
Unte uma forma, de preferência com fundo removível (a minha tem 25cm de diâmetro), com óleo, distribua a massa com uma colher, modelando as laterais. Procure deixar a camada uniforme.
Faça furos de leve com um garfo e leve para assar por 20 minutos, até a massa ficar sequinha.
Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Adicione o palmito picado, as azeitonas picadas e tempere com sal e orégano a gosto. Acrescente o extrato de tomate e misture. Em seguida, adicione o amido de milho misturado com a água, misture para engrossar e desligue. Tempere com pimenta e salsinha a gosto. Reserve.
Passados os 20 minutos, retire a massa do forno, distribua o recheio e volte ao forno por mais 5 minutos. Está pronto!
Dicas
Esta receita não precisa de farinha, mas é importante que você escorra bem o grão-de-bico. Se você ver que a massa não está como a do vídeo, coloque umas 2 colheres de farinha de trigo, trigo integral ou de arroz.
É possível amassar o grão-de-bico com o garfo, ao invés de utilizar o processador.
Se quiser, ao invés de fazer esta receita em uma forma grande, pode fazer em forminhas pequenas de empada, e deixar estas tortinhas tanto abertas quanto fechadas. Neste caso, use forminhas antiaderentes ou bem untadas, coloque a massa com uma colher, coloque o recheio e tampe com uma camada fina. Como são menores, o tempo de formo é um pouco menor também, acredito que em uns 15 minutos estarão boas (a casca precisa estar sequinha e corada).
Pra deixar estas tortinhas fechadas com uma cor bonita, você pode fazer uma mistura de azeite com molho de tomate, em proporção de 1:1. Ao invés de usar o molho com azeite, dá para por catchup com azeite, café coado sem açúcar cm azeite ou azeite com shoyu.