Na última eleição para escolha de deputados federais, ocorrida em 2014, 353 candidatos receberam votos no Município de Ouro Preto, sendo 43 destes eleitos para o mandato de 04 anos, que se encerra ao fim de 2018.
Desses 353 candidatos votados em Ouro Preto, a maioria não recebeu se quer 10 votos na cidade. Por este motivo, para esta matéria, consideramos os deputados que receberam pelo menos 100 votos em Ouro Preto e que foram eleitos. Estão nesta seleção 21 deputados federais com atual mandato em Brasília.
Estes 21 deputados tiveram uma importante missão na última quarta-feira, 02 de agosto: votar contra ou a favor do prosseguimento da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o Presidente da República, Michel Temer, por corrupção passiva. A Câmara dos Deputados teve que votar se autorizava que o Supremo Tribunal Federal investigasse imediatamente Michel Temer e que ele fosse afastado do cargo provisoriamente, ou se arquivava o processo enquanto Temer prosseguir na função de Presidente da República.
A decisão final foi a de arquivar o processo contra Michel Temer, com os votos de 263 deputados, contra 227. Era necessário que 342 deputados federais votassem NÃO para dar prosseguimento ao processo. Além disso, 19 deputados se ausentaram na votação e 02 abstiveram seus votos. Com a decisão, o processo contra Michel Temer fica parado no Supremo enquanto ele exercer o mandato de Presidente da República, até o final de 2018, caso não seja reeleito.
E aí fica a pergunta: você que votou em Ouro Preto, sabe qual foi o voto do seu Deputado Federal nesta votação?
Veja a seguir como estes 21 deputados eleitos e mais votados em Ouro Preto votaram em relação à denúncia de investigação contra o atual Presidente Michel Temer. Antes, é importante lembrar que os deputados que votaram SIM, optaram pelo arquivamento do processo de corrupção passiva contra Michel Temer, enquanto que os deputados que votaram NÃO, optaram pelo prosseguimento imediato do processo de corrupção passiva contra Michel Temer no Supremo Tribunal Federal.
1º – PAULO ABI-ACKEL (PSDB)
Paulo Abi-Ackel foi o deputado federal eleito mais votado em Ouro Preto, com 3.067 votos. No dia 02 de agosto, o deputado votou SIM e optou pelo provisório arquivamento do processo de denúncia contra Temer.
2º – TONINHO PINHEIRO (PP)
Segundo deputado federal eleito mais votado em Ouro Preto, com 2.780 votos na cidade. Na votação em relação à denúncia contra Temer de corrupção passiva, Toninho Pinheiro votou SIM (contra a denúncia).
3º – JULIO DELGADO (PSB)
O deputado federal Julio Delgado foi o terceiro mais votado, dentre os eleitos, em Ouro Preto, com 1.897 votos. O deputado seguiu a orientação do seu partido e votou NÃO, sendo favorável ao prosseguimento da denúncia de corrupção passiva contra Michel Temer.
4º – PADRE JOÃO (PT)
Padre João recebeu 1.772 votos em Ouro Preto em 2014. Na votação da última quarta-feira, o deputado federal votou NÃO, sendo assim favorável à imediata investigação de Michel Temer por corrupção passiva pelo Supremo Tribunal Federal.
5º – GABRIEL GUIMARÃES (PT)
Gabriel Guimarães é outro deputado federal petista bastante votado em Ouro Preto, com 1.555 votos. Assim como toda a bancada do PT mineiro, Gabriel Guimarães votou NÃO contra o arquivamento provisório da denúncia contra Michel Temer.
6° – GEORGE HILTON (PSB)
O deputado federal George Hilton seguiu a orientação dada por seu partido e se mostrou favorável à denúncia contra Temer ao decidir pelo NÃO. Em Ouro Preto ele obteve 754 votos na última eleição.
7° – SARAIVA FELIPE (PMDB)
Ainda no top 10 de Ouro Preto, dentre os eleitos, está o deputado federal Saraiva Felipe. Com 677 votos, Saraiva Felipe, que é do mesmo partido político de Michel Temer, votou SIM.
8º – EROS BIONDINI (PROS)
Eros contou com a ajuda de 417 ouro-pretanos para se eleger deputado federal em 2014. Na votação em relação a denúncia de possível prática de corrupção passiva pelo presidente Michel Temer, Eros Biondini votou NÃO, sendo então favorável às investigações pelo STF ainda em 2017.
9ª – JÔ MORAES (PCDOB)
Única mulher entre os 21, Jô Moraes manteve-se na posição de oposição ao governo Michel Temer, assim como seu Partido PCdoB, e votou pelo NÃO arquivamento do processo. Jô recebeu 390 votos em Ouro Preto na última eleição.
10º – PATRUS ANANIAS (PT)
Último do top 10 de Ouro Preto, com 322 votos. Patrus Ananias, que é mais um dos componentes da bancada do PT mineiro na Câmara Federal, também seguiu a orientação do partido e votou NÃO.
11º – REGINALDO LOPES (PT)
Com 312 votos em Ouro Preto em 2014, Reginaldo Lopes optou pelo NÃO.
12º – RODRIGO DE CASTRO (PSDB)
Um dos representantes da bancada tucana mineira na Câmara dos Deputados, Rodrigo de Castro votou pelo SIM, contribuindo pela rejeição da denúncia contra Temer. Rodrigo de Castro obteve 257 votos, nas urnas de Ouro Preto, que contribuíram para sua reeleição ao cargo de deputado federal na última eleição.
13º – DIEGO ANDRADE (PSD)
Diego Andrade obteve 211 votos em Ouro Preto. Na votação sobre a denúncia de corrupção contra Michel Temer, o deputado federal votou SIM pelo arquivamento do processo enquanto Michel Temer estiver à frente da Presidência da República.
14º – RODRIGO PACHECO (PMDB)
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Rodrigo Pacheco, que obteve 171 votos em Ouro Preto, absteve-se na votação.
15º – LINCOLN PORTELA (PRB)
Fechando o top 15 dos mais votados em Ouro Preto, com 171 votos, Lincoln Portela votou contra Michel Temer e optou pelo NÃO.
16° – EDUARDO BARBOSA (PSDB)
Dono de 162 votos dos ouro-pretanos, Eduardo Barbosa acompanhou seus companheiros do PSDB mineiro e votou SIM, contra a análise imediata da denúncia contra Temer pelo Supremo.
17º – JAIME MARTINS (PSD)
Também conhecido como Jaiminho Martins, o deputado federal votou pelo SIM. Jaime Martins extraiu 129 votos em Ouro Preto.
18º – STEFANO AGUIAR (PSD)
Apesar de ter tido a mesma quantidade de votos em Ouro Preto que seu companheiro de bancada Jaime Martins, Stefano Aguiar votou contra Michel Temer ao optar pelo NÃO.
19º – LEONARDO QUINTÃO (PMDB)
Com 121 votos oriundos de ouro-pretanos, Leonardo Quintão votou pelo SIM, favorecendo o presidente Michel Temer, que também é do seu partido político PMDB.
20º – LAUDIVÍO CARVALHO (SD)
Laudívio Carvalho do Partido Solidariedade (SD) votou NÃO. Em Ouro Preto ele obteve 119 votos, quando ainda era do PMDB.
21º – SUBTENENTE GONZAGA (PDT)
O último a contemplar a nossa lista é o Subtenente Gonzaga, do PDT. Gonzaga, que foi o 21º deputado mais votado em Ouro Preto, votou NÃO, sendo contrário ao arquivamento do processo de investigação contra Michel Temer.
Como votaram todos os deputados de Minas Gerais em Relação à Denúncia Contra Temer
Ademir Camilo (PODE) – SIM
Aelton Freitas (PR) – SIM
Bilac Pinto (PR) – SIM
Bonifácio de Andrada (PSDB) – SIM
Brunny (PR) – SIM
Caio Narcio(PSDB) – SIM
Carlos Melles (DEM) – SIM
Dâmina Pereira (PSL) – SIM
Delegado Edson Moreira (PR) – SIM
Diego Andrade (PSD) – SIM
Dimas Fabiano (PP) – SIM
Domingos Sávio(PSDB) – SIM
Eduardo Barbosa (PSDB) – AUSENTE
Eros Biondini (PROS) – NÃO
Fábio Ramalho (PMDB) – SIM
Franklin(PP) – SIM
Gabriel Guimarães (PT) – NÃO
George Hilton (PSB) – NÃO
Jaime Martins (PSD) – SIM
Jô Moraes (PCdoB) – NÃO
Júlio Delgado (PSB) – NÃO
Laudivio Carvalho (SD) – NÃO
Leonardo Monteiro (PT) – NÃO
Leonardo Quintão (PMDB) – SIM
Lincoln Portela (PRB) – NÃO
Luis Tibé (PTdoB) – SIM
Luiz Fernando Faria (PP) – SIM
Luzia Ferreira (PPS) – NÃO
Marcelo Álvaro Antônio (PR) – NÃO
Marcelo Aro (PHS) – SIM
Marcos Montes (PSD) – SIM
Marcus Pestana(PSDB) – SIM
Margarida Salomão (PT) – NÃO
Mauro Lopes (PMDB) – SIM
Misael Varella (DEM) – SIM
Newton Cardoso Jr (PMDB) – SIM
Padre João (PT) – NÃO
Patrus Ananias (PT) – NÃO
Paulo Abi-Ackel (PSDB) – SIM
Raquel Muniz (PSD) – SIM
Reginaldo Lopes(PT) – NÃO
Renato Andrade(PP) – SIM
Renzo Braz (PP) – SIM
Rodrigo de Castro (PSDB) – SIM
Rodrigo Pacheco (PMDB) – ABSTENÇÃO
Saraiva Felipe (PMDB) – SIM
Stefano Aguiar (PSD) – NÃO
Subtenente Gonzaga (PDT) – NÃO
Tenente Lúcio (PSB) – SIM
Toninho Pinheiro (PP) – SIM
Weliton Prado (PMB) – NÃO