Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
O Rio das Velhas é um dos mais importantes de Minas Gerais, sendo suas nascentes localizadas na Cachoeira das Andorinhas em Ouro Preto. Há anos, o maior afluente do Rio São Francisco vem sofrendo grande degradação mediante ações do homem, seja por desmatamento à beira do rio, ou por lançamentos de esgoto sanitário nos leitos, ou os dois casos juntos.
Plano de Manejo do Parque das Andorinhas e o Salvamento do Velho Chico
Em maio desse ano, a prefeitura municipal de Ouro Preto recebeu um plano de manejo do Parque das Andorinhas, para garantir a preservação das áreas e seu uso sustentável, no entanto, o envolvimento da sociedade no salvamento do Velho Chico é primordial, sendo que na cidade, um dos maiores problemas além da descarga de esgotos no rio, é o lançamento de objetos pelas pessoas que passam à beira das pontes.
No município ouro-pretano, é de certa normalidade que os gestores apoiem a Agricultura Familiar. Para quem não conhece, essa prática tem, além do fornecimento de alimentos – como hortaliças, ovos, quitandas, dentre vários outros itens – por parte das famílias às escolas municipais, estreitar os laços entre a comunidade – geralmente os subdistritos – e colégios das devidas localidades.
Porém, além de o Rio das Velhas está se tornando em Ouro Preto, um córrego com esgoto a céu aberto, nos distritos como Santa Rita, não passa de um rego, o que por diversas vezes em épocas de chuva, fez com que o “rio” transbordasse e invadisse algumas casas que o beiram, o que pode, além do lamaçal, trazer consigo fatores que podem contaminar as pessoas e animais, tendo o potencial de se tornar um caso de calamidade pública, agravando ainda mais a situação da saúde no município.
Poderia, se houvesse mais cuidado da nossa parte como cidadãos e mais investimento do setor público na preservação, fiscalização e abertura dos córregos, termos belos rios de onde as famílias que fazem parte do programa da Agricultura Familiar, pudessem aproveitar dessa água para irrigar, por exemplo, suas hortas, com a certeza de que não estivesse contaminada por esgotos descarregados nos leitos e que estaria tendo o devido tratamento para que não afetasse a vida humana.