Faop lança nova temporada do Sextas Abertas
Foto: Wander Faria
PUBLICIDADE

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), por meio de seu Núcleo de Arte e Ofícios, inicia a programação de 2025 do projeto “Sextas Abertas” no próximo dia 23 de maio. A iniciativa ocupará o Casarão Pedro Aleixo e a Praça Antônio Dias com um dia inteiro de atividades artístico-culturais abertas ao público.

A edição de 2025 expandirá seu alcance com seis eventos na sede, e uma edição em Antônio Pereira, uma em Cachoeira do Campo e outra em Santo Antônio do Leite, com encontros previstos entre maio e dezembro. As inscrições para participar são contínuas, e os interessados podem se inscrever por meio de formulário eletrônico.

PUBLICIDADE

O “Sextas Abertas” se destaca por reunir atividades de diversas linguagens artísticas e temas culturais transversais em um único espaço. Segundo Rachel Falcão, coordenadora do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, o projeto oferece ambientes variados para as oficinas — incluindo pátios abertos, ateliês e salas multimídia para palestras.

PUBLICIDADE

“Já na Praça Antônio Dias, acontecem os shows, apresentações teatrais e a nossa tradicional feira de arte e artesanato, com diversos produtores locais. Isso torna o ‘Sextas Abertas’ um projeto multifacetado, capaz de abraçar a comunidade ouro-pretana, incluindo estudantes e visitantes, considerando pessoas de todas as idades”, explica Falcão.

A diversidade e a valorização dos artistas da região são pilares do projeto. Wirley Rodrigues Reis, presidente da FAOP, enfatiza que as oficinas e cursos oferecidos abrangem desde artes plásticas, visuais e cênicas, até música, audiovisual, expressão corporal e culinária. “Além disso, temos palestras e rodas de conversa que abordam sempre temas relevantes e contemporâneos, como forma de dialogar com nosso público”, afirma Reis.

A edição deste ano conta com o patrocínio da CEMIG, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O projeto tem a co-realização da FAOP, o apoio do Instituto Território Criativo e a realização da IRENI Inteligência em Eventos e do Governo de Minas Gerais.