Muito prazer, eu me chamo Vanessa!
Sou uma das autoras do blog de viagens “O Queijo vai na Mala”, um espaço onde registro minhas andanças e descobertas em Minas Gerais e em outros cantos deste nosso vasto país.
O blog foi idealizado por mim e pelo marido, Leonardo. Sempre ouvíamos dos amigos e familiares que viajávamos muito e claro, virávamos motivo de piada: “lá vão eles de novo”.
Viajar é um vício. Impressionante como que, depois que você toma gosto, não tem mais como voltar atrás. A única certeza que temos é a de que precisamos viajar. Precisamos nos mover, andar por aí, respirar outros ares, encontrar novas paisagens e ver novas “gentes”. Precisamos trocar, experimentar, ouvir, falar, fazer laços.
Mais do que pontos turísticos e passeios pré-programados, gostamos é de vivências. Os encontros pelo caminho, com a natureza e com as pessoas que conhecemos são parte fundamental do que trazemos em nossa bagagem.
Nossas viagens são quase sempre de baixo custo, a maioria em nosso próprio carro, carinhosamente batizada por “Catarina”, e habitualmente construímos nós mesmos todo o roteiro. Acreditamos que com um pouco de pesquisa, disposição e planejamento qualquer um pode viajar!
Já foram tantas as andanças que sentimos necessidade de registrá-las para nossa própria consulta e memória. Inicialmente pensamos no blog enquanto um espaço só nosso, onde poderíamos escrever uma espécie de “diário de bordo” e foi bem divertido pensar que daqui a cinco, dez, vinte anos (quem sabe?) poderíamos voltar e ler tudo, lá do início. Ou quando algum amigo pedisse uma indicação ou informação de nossas viagens poderíamos ir lá no relato e lembrar daquele detalhe que a memória já teima em apagar.
Daí veio o pensamento: por quê não dividir estes relatos com os amigos e com todos os viajantes? Praticamente todos os nossos roteiros são construídos com consultas a sites e blogs de outros viajantes, além de sites de dicas de viagens e de avaliações. Já lemos diversos relatos que foram muito úteis para nós e seria muito bom poder também ajudar outras pessoas que estão “construindo” suas viagens.
E assim nasceu “O queijo vai na mala”. O título, escolhido por nós num “brainstorm” logo após retornar de uma viagem diz tudo: não importa para onde vamos, levamos a nossa essência conosco. Nossa mineirice (sim, nos orgulhamos muito disto!), nosso jeito de “interior”, mesmo morando numa das maiores capitais do país (Belo Horizonte), e nossa sede de viver novas experiências nos trouxeram até aqui. E nos sentimos muito felizes em poder compartilhá-las!
E a partir de agora dividirei também com os leitores do Mais Minas nossas dicas. Vai ser um prazer ter vocês conosco!
(Não é mentira que levamos queijo na mala em praticamente todas as viagens. E o medo de chegar lá longe e não ter?)