Depois de aprender como assistir os filmes da saga X-Men e do Universo Marvel em ordem cronológica, agora é a vez de descobrir a ordem correta para assistir os filmes Star Wars.
Tudo começou em 1977. Com “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, o primeiro filme foi lançado nos cinemas e iniciou um fenômeno da cultura pop que nunca existiu antes. Mais de 40 anos depois, existem tantas sequências de Star Wars como filmes e séries que está se tornando cada vez mais difícil para os novatos acompanharem tudo.
Quantos filmes de Star Wars existem agora? O que há no cânone de Star Wars? E, claro, o tópico mais debatido: qual é a cronologia dos filmes e séries e em que ordem eles devem ser vistos?
Em geral, recomendamos aos iniciantes que assistam a todas as partes de Guerra nas Estrelas na ordem em que foram publicadas pela primeira vez. Os autores apresentaram as histórias nesta ordem e foram apresentadas ao público nessa ordem. E isso funcionou perfeitamente, como prova o sucesso mundial da série Star Wars.
O conhecimento de quais informações sobre personagens e eventos de Star Wars eram conhecidas dos telespectadores e quais não eram, foram incorporadas ao design dos filmes. Portanto, a trilogia original (episódios 4-6) contém algumas surpresas, que não são mais surpreendentes se você já conhece a trilogia prequel mais recente (1-3).
Portanto, se você quiser ter o máximo de diversão, emoção e surpresa em sua primeira viagem ao mundo de Guerra nas Estrelas, poderá assistir a todos os filmes e séries de Guerra nas Estrelas na ordem cronológica de seu ano de produção ou lançamento – assim como listado na lista abaixo.
– Uma Nova Esperança (1977)
– O Império Contra-Ataca (1980)
– O Retorno de Jedi (1983)
– A Ameaça Fantasma (1999)
– Ataque dos Clones (2002)
– Rogue One (2016)
– A Vingança dos Sith (2005)
– Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
– O Despertar da Força (2015)
– Os Últimos Jedi (2017)
– A Ascensão Skywalker (2019)
– The Mandalorian (2019)
Todos os episódios de Star Wars estão disponíveis na Amazon Prime Video, bem como o “Rogue One”. A única exceção é o recente “The Mandalorian”, que está disponível exclusivamente no catálogo da Disney+, plataforma de streaming da Disney que está prestes a chegar ao Brasil. Aliás, é bom correr para ver no Amazon Prime, antes que sejam retirados do catálogo com a chegada do Disney+.