A tradicional confecção dos tapetes devocionais de Ouro Preto, realizada durante a Semana Santa, contará este ano com mais de 60 mil quilos de serragem tingida, conforme reportagem publicada por Gustavo Werneck no jornal Estado de Minas, neste sábado (19/4). O material será usado para cobrir ruas do Centro Histórico da cidade mineira, que sediará no domingo de Páscoa a Procissão da Ressurreição.

Segundo a matéria, a Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, distribuiu aproximadamente 1.500 sacos de serragem, além de 150 quilos de casca de arroz, borra de café, flores e anilina colorida. A aplicação desses materiais ocorre durante a madrugada de sábado para domingo, por meio da ação conjunta de moradores, visitantes, estudantes e grupos religiosos.
As vias que receberão os tapetes são as ruas Bernardo Vasconcelos, Cláudio Manoel, Praça Tiradentes, Direita, São José, Getúlio Vargas e Largo do Rosário. Essas vias históricas são transformadas em um grande corredor de fé e arte, com imagens como cálices, pombas e anjos, produzidas com precisão e cores vibrantes.
De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Sônia Rezende, a ação envolve moradores de todas as idades e simboliza “um momento de renovação e entrega espiritual”. A procissão sairá do Santuário Matriz Nossa Senhora da Conceição, no bairro Antônio Dias, logo após a missa das 7h, e seguirá até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
A tradição, que remonta ao período colonial, é uma das manifestações religiosas mais representativas da Semana Santa em Minas Gerais. Reconhecida por unir arte popular e religiosidade, a confecção dos tapetes atrai fiéis e turistas de várias partes do Brasil, consolidando Ouro Preto como referência nas celebrações pascais.