PUBLICIDADE
Ad 11

Tecnologia reduz perdas e antecipa falhas na cadeia produtiva da Samarco

Sistema monitora 40 parâmetros em tempo real e já reduziu em 50% os desvios relacionados ao ferro

Tecnologia reduz perdas e antecipa falhas na cadeia produtiva da Samarco
Foto: Arquivo/Samarco

A Samarco deu um passo importante na automação do controle de qualidade da produção mineral ao implementar, há cerca de três meses, uma tecnologia de monitoramento em tempo real que identifica anomalias e desvios operacionais de forma automática.

A iniciativa faz parte de uma estratégia preventiva que visa reduzir perdas e promover maior estabilidade nos processos industriais. Os alertas são gerados automaticamente assim que qualquer parâmetro crítico se desvia do padrão ideal.

Atualmente, cerca de 40 parâmetros operacionais passaram a ser monitorados em unidades estratégicas da empresa, como os concentradores 2 e 3, o mineroduto 3 e as usinas de pelotização 3 e 4. As regras de monitoramento e as notificações foram integradas ao sistema do Centro de Operações Integradas (COI) da mineradora.

“Essa queda trouxe ganhos operacionais significativos, tanto em termos de economia, quanto de estabilidade nos processos”, destaca Ludmila Beghini, coordenadora do COI. “A gestão de eventos de qualidade demonstra como o uso estratégico da tecnologia, aliado à atuação preventiva das equipes, pode transformar dados em valor, promovendo mais controle, produtividade e sustentabilidade nos processos industriais.”

Queda de 50% nos desvios de ferro

Desde a implementação do sistema, a média mensal de desvios relacionados ao ferro caiu quase pela metade, segundo dados da empresa. A redução é resultado direto do acompanhamento contínuo de parâmetros definidos previamente, com ações imediatas em caso de variação.

PUBLICIDADE
Ad 14

Esse tipo de controle também permite que pequenos desvios não evoluam para falhas maiores, que poderiam comprometer o volume e a qualidade da produção de minério de ferro.

Além de ganhos em produtividade, a automação contribui para otimizar o uso de recursos, evitando perdas que impactam o meio ambiente, o custo de operação e o aproveitamento dos ativos.

Novas fases de monitoramento

A tecnologia será ampliada. Nas próximas fases, a Samarco planeja incluir parâmetros ambientais, hídricos e atmosféricos, além do monitoramento de ativos operacionais. Com isso, o sistema de controle em tempo real passará a cobrir uma área ainda maior da cadeia produtiva, incluindo indicadores relacionados à sustentabilidade e ao desempenho ambiental da empresa.

A ampliação também reforça o papel da tecnologia como aliada da governança operacional, permitindo decisões baseadas em dados e ações imediatas em prol da eficiência e da prevenção de riscos.