O Cruzeiro planeja a próxima temporada para montar um time que finalmente consiga subir para a Primeira Divisão. No entanto, atualmente a Raposa não pode registrar novos jogadores devido ao transfer ban, punição imposta pela Fifa, por conta de dívidas do time mineiro com equipes do exterior. O clube celeste tem um débito de aproximadamente R$ 7 milhões por Arrascaeta e mais R$ 6 milhões pela compra do atacante Riascos, em 2015.
Com isso, o Cruzeiro pode olhar com mais atenção os jogadores que estão emprestados pelo clube e que retornam à Toca da Raposa II em 2022. O Mais Minas produziu a lista com todos os seis atletas que voltam ao time estrelado e mostra o desempenho de cada um na atual temporada. Confira:
Rafael Santos
O lateral-esquerdo Rafael Santos, de 23 anos, está emprestado à Ponte Preta, onde disputou 26 jogos, marcou três gols e deu quatro assistências. O contrato do jogador com a Macaca se encerra no fim deste mês e o vínculo do atleta com o Cruzeiro dura até 31 de dezembro de 2023.
Rafael Santos fez parte do elenco cruzeirense campeão da Copa do Brasil de 2018 e Campeonato Mineiro de 2019, mas também caiu com o Cruzeiro. Pela Raposa, ele fez sete jogos.
Em 2020, Rafael Santos disputou um jogo com a Chapecoense, emprestado pelo Cruzeiro, e se tornou campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste ano, o lateral foi cedido ao Inter de Limeira, onde fez 10 jogos e marcou um gol no Campeonato Paulista.
Vinícius Popó
O atacante Vinícius Popó, de 20 anos, está emprestado ao Goiás, onde disputou cinco jogos e marcou um gol. O contrato com o time goiano vai até 31 de dezembro e o vínculo com o Cruzeiro tem duração até o fim de 2024.
Campeão mineiro pela categoria Sub-20 em 2018 e pelo profissional em 2019, Vinícius Popó é uma das grandes promessas das categorias de base do Cruzeiro. No ano passado ele foi emprestado ao Sport Recife, onde fez apenas dois jogos.
Alan Ruschel
O lateral-esquerdo Alan Ruschel, de 32 anos, está emprestado ao América, onde disputou 17 jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. O contrato com o Coelho dura até o fim deste ano e o jogador pertence ao Cruzeiro até o fim do ano que vem.
Vindo da Chapecoense que conquistou a Segunda Divisão em 2020, Alan Ruschel fez apenas seis partidas pelo Cruzeiro neste ano e foi emprestado ao América, onde disputou 19 jogos.
Alan Ruschel foi campeão da Copa FGF, com o Juventude, em 2012; campeão gaúcho em 2014 e 2015 pelo Internacional; campeão paranaense pelo Athletico-PR em 2016; campeão da Copa Sul-Americana em 2016, da Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado e três vezes campeão catarinense, todos os títulos conquistados como jogador da Chapecoense.
Arthur
O zagueiro Arthur, de 22 anos, está emprestado ao Brasil-RS, onde disputou 17 jogos na Série B do Campeonato Brasileiro. O contrato com o Xavante acaba no dia 30 deste mês e o vínculo com o Cruzeiro dura até 30 de junho de 2023.
Arthur foi campeão com o Cruzeiro da Copa do Brasil de 2017, Campeonato Mineiro Junior e Profissional em 2018. Ele disputou nove partidas com a camisa azul celeste e marcou um gol.
O zagueiro também acumula passagens, por empréstimo, pelo Nacional e Tombense.
Gustavo Rissi
O zagueiro Gustavo Rissi, de 23 anos, está emprestado ao Austin Bold-EUA, onde disputou 26 jogos neste ano. O contrato com o clube estadunidense se encerra no dia 30 deste mês e o vínculo com o Cruzeiro dura até o fim deste ano.
Cria da Toca da Raposa, Gustavo Rissi conquistou a Supercopa do Brasil Sub-20 de 2017 e o Campeonato Mineiro Junior em 2018.
Airton
O atacante Airton, de 22 anos, está emprestado ao Ceará, onde disputou seis jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. O contrato com o Vozão se encerra em dezembro deste ano e o vínculo com o Cruzeiro vai até 31 de dezembro de 2023.
Um dos destaques do Cruzeiro na Série B, Airton fez 27 jogos com a camisa azul celeste, marcou sete gols e deu uma assistência. Ele foi o autor do gol da vitória no clássico deste ano, vencido por 1 a 0, na primeira fase do Campeonato Mineiro. O atacante também acumula passagens pelo Oeste e Inter de Limeira.