O ano na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana começou com fortes chuvas. Na noite de ontem, quarta-feira (1), um temporal atingiu a capital mineira provocando grandes estragos, entre eles, transbordamentos de córregos, interdição de avenidas e desabamento de barranco no km 470 do Anel Rodoviário. A chuva começou por volta das 20h e durou praticamente toda a madrugada de quinta (2).
Segundo informações da Defesa Civil de Belo Horizonte, a avenida Tereza Cristina ficou fechada por cerca de três horas, por risco de desabamento. Já no Anel Rodoviário um barranco cedeu e interditou a pista na altura do bairro Jardim Montanhês, na região Noroeste de Belo Horizonte, no sentido Rio de Janeiro. Por pouco, um carro não foi atingido. Ele ficou preso em meio à lama e não conseguiu ser retirado, mas ninguém ficou ferido. Ainda não há previsão de liberação do trecho porque o barranco corre risco de ceder mais.
Na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no bairro Bandeirantes, na Região da Pampulha, a chuva também fez estragos. A água acumulada estava cobrindo a pista e no local não havia sinalização de interdição do trânsito.
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 2, 2020
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) January 2, 2020
Outro ponto também atingido pela chuva foram os metrôs da cidade. A inundação na região da Vilarinho fez com que os trens andassem em velocidade reduzida e os passageiros fizessem baldeação para chegar ao seu destino.
Além das avenidas fechadas pela Defesa Civil, vários bairros ficaram sem luz.
Acumulado de chuva até a 1h50 de quinta-feira (2)
- Venda Nova – 111,8 mm
- Norte – 57,8 mm
- Pampulha – 100,6 mm
- Nordeste – 68,2 mm
- Leste – 55,6 mm
- Noroeste – 112,2 mm
- Oeste – 92,6 mm
- Barreiro – 80 mm
- Centro-Sul – 91 mm