Uma histeria tomou conta da internet durante esta sexta-feira (3) por conta de um ataque a um dos principais generais do Irã, por ordem direta de Donald Trump, nesta madrugada. O general Soleimani era comandante da força de elite iraniana Al-Quds da Guarda Revolucionária e responsável pelas operações da República Islâmica no exterior. O caso trouxe uma preocupação quanto a uma “Terceira Guerra Mundial”.
Segundo informações do jornalista Mateus Camilo, o bombardeio foi uma operação feita por um drone. O que chamou a intenção é que logo após o ataque, o presidente norte-americano Donald Trump postou em uma rede social a bandeira dos EUA.
Ali Khamenei, líder supremo do Irã, prometeu vingança pela morte do general iraniano.
O ataque rendeu apavoro nas redes sociais, por um medo de uma possível ‘Terceira Guerra Mundial’, sendo o assunto mais comentado no Twitter mundialmente.
#TerceiraGuerraMundial
1 de Janeiro: Esse vai ser o meu ano3 de Janeiro: Terceira guerra mundial
eu: pic.twitter.com/OCDgPhMswT
— ᵃ (@EvalayneTopterm) January 3, 2020
https://twitter.com/TerceiraGuerra4/status/1213175050075099136
Bolsonaro
Com todo o barulho na internet e o apoio do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, à Donald Trump, os internautas começaram uma campanha através da hashtag “#BolsonaroFicaCalado”, pedindo para que o chefe de estado brasileiro não se pronunciasse para não causar danos ao país.
Acho q agora é um ótimo momento para já falarmos antecipadamente:
BOLSONARO, FICA CALADO!#BolsonaroFicaCalado
— Felipe Neto (@felipeneto) January 3, 2020
Na hora que isso aparecer, pode contar que estamos lascados. #BolsonaroFicaCalado pic.twitter.com/50vRJBeiEa
— Brenna Pereira (@BrennaPereira14) January 3, 2020
Entretanto, o presidente da República disse em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, que torce para as tensões entre Washington e Teerã se resolvam e que o Brasil não tira proveito nenhum em um eventual conflito.
“Nós somos favoráveis a qualquer medida que combata o terrorismo pelo mundo”, disse o presidente Bolsonaro ao ser perguntado seu posicionamento sobre o ataque de Donald Trump a Soleimani, comandante da tropa de elite da da Guarda Revolucionária iraniana.
Leia também: Pelo Twitter, Donald Trump parabeniza Jair Bolsonaro pela vitória na eleição presidencial