Por MF Press Global – A série “The Last of Us” é um dos maiores sucessos da HBO Max, baseada em uma franquia de jogos eletrônicos, a produção tem chamado atenção pela sua temática, onde são mostrados fungos, chamados Cordyceps, capazes de transformar seres humanos em “zumbis” ao controlarem a sua mente.
Na ficção, os efeitos causados pela infecção pelo fungo Cordyceps são deformações na região da cabeça, confusão mental e comportamentos perigosos, como movimentos bruscos e gritos. O que muitos não sabem é que o fungo existe de verdade e parasitam formigas, além de serem utilizados pela medicina chinesa, mas final, eles também pode infectar humanos dessa forma?
Segundo o Pós PhD em neurociências e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, já existem fungos capazes de controlar o cérebro de formigas e não descarta que fungos façam o mesmo com humanos.
“Na própria série é dado um exemplo de fungos que afetam o sistema nervoso de formigas e isso realmente ocorre através de determinadas infecções fúngicas que podem apresentam alterações em substâncias neuromoduladoras, sinais de neurodegeneração, alterações no uso de energia e compostos antioxidantes que sinalizam reações de estresse por parte do hospedeiro no cérebro das formigas manipuladas”.
“As células fúngicas estão conectadas e formam uma rede para controlar o comportamento do hospedeiro coletivamente. Os corpos podem se tornar uma extensão do próprio fenótipo do fungo já que o fungo é conhecido por secretar metabólitos específicos no tecido e causar alterações na expressão génica, o que resulta no comportamento alterado do hospedeiro.”
“Mas estou falando em formiga, para humanos é mais improvável que tal fungo possa nos transformar em zumbis, devido a diferenças entre a biologia humana e a dos insetos.Eu penso que o improvável não é impossível…”. Aponta Dr. Fabiano de Abreu.
*De onde vem os Cordyceps?*
Os cogumelos Cordyceps englobam uma variedade de mais de 400 espécies diferentes que existem em todo o mundo, principalmente em países como o Japão, Estados Unidos, Índia, Bolívia e Peru. Afetam principalmente formigas e alguns tipos de insetos e artrópodes, podendo variar de acordo com a espécie do fungo.
*O que pode acontecer se um ser humano ingerir mofo?*
Vivemos cercados de diversos tipos de fungos, muitos deles tóxicos para o nosso organismo, normalmente surgidos em alimentos apodrecidos.
“A ingestão desse tipo de fungos é bastante prejudicial e pode causar uma série de complicações, como alergias, vômitos, dores abdominais e pode contribuir para o surgimento de câncer.”
“Não apenas a ingestão, como a simples aspiração recorrente do mofo pode causar inclusive sintomas psiquiátricos, como falta de clareza mental, déficit de atenção, ansiedade, entre outros”. Alerta o Dr. Fabiano de Abreu Agrela.