Trabalhador terceirizado morre em acidente na mina da Anglo American em Minas Gerais

Trabalhador terceirizado morre em acidente na mina da Anglo American em Minas Gerais

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.

Um trabalhador terceirizado faleceu na manhã de terça-feira (4) durante o expediente na mina da Anglo American, localizada em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o Sindicato Metabase de Itabira e Região, a vítima, funcionário da MIP Engenharia, caiu de um andaime enquanto realizava suas atividades na planta de filtragem de rejeitos do complexo Minas-Rio.

Circunstâncias do acidente

De acordo com o presidente do Sindicato Metabase, André Viana Madeira, as primeiras informações indicam que o trabalhador sofreu uma queda de altura e morreu no local. “Informações preliminares são de que ele teve uma queda de altura e veio a óbito no local. […] Nós estamos prestando solidariedade aos trabalhadores, que estão muito abalados com a situação, e aguardando mais detalhes da Anglo American”, declarou.

Carrossel de Banners Responsivo

A Anglo American, responsável pela administração do complexo Minas-Rio, afirmou que as autoridades locais foram notificadas sobre o ocorrido e que está prestando assistência aos envolvidos. A mineradora declarou ainda que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para esclarecer as circunstâncias do acidente.

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro também se manifestou por meio de nota, lamentando a morte do trabalhador e reforçando a necessidade de garantir a segurança dos funcionários que atuam na mineração. “A segurança dos trabalhadores deve ser sempre priorizada, e estaremos vigilantes para assegurar que normas e procedimentos sejam rigorosamente seguidos”, informou o município.

Providências da MIP Engenharia

A MIP Engenharia, empresa terceirizada para a qual o funcionário prestava serviços, declarou que a família da vítima está recebendo apoio. “Foram tomadas as providências para que a família do trabalhador receba toda a assistência necessária”, disse a empresa. No entanto, até o momento, a causa exata do acidente ainda não foi esclarecida.

O complexo Minas-Rio, onde ocorreu a fatalidade, é uma das principais operações da Anglo American no Brasil, responsável pela extração e beneficiamento de minério de ferro. O empreendimento conta com um extenso sistema de filtragem de rejeitos e transporte de minério por mineroduto até o Porto do Açu, no Rio de Janeiro.

O caso segue sob investigação para apurar as causas do acidente e eventuais falhas nos procedimentos de segurança. Órgãos como o Ministério do Trabalho e o Sindicato Metabase acompanham o caso para avaliar as condições em que ocorreu o incidente e verificar se as normas de proteção estavam sendo cumpridas adequadamente.

leia também:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS