Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram. Mantenha-se bem informado.
Um trabalhador terceirizado faleceu na manhã de terça-feira (4) durante o expediente na mina da Anglo American, localizada em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais. Segundo o Sindicato Metabase de Itabira e Região, a vítima, funcionário da MIP Engenharia, caiu de um andaime enquanto realizava suas atividades na planta de filtragem de rejeitos do complexo Minas-Rio.
Circunstâncias do acidente
De acordo com o presidente do Sindicato Metabase, André Viana Madeira, as primeiras informações indicam que o trabalhador sofreu uma queda de altura e morreu no local. “Informações preliminares são de que ele teve uma queda de altura e veio a óbito no local. […] Nós estamos prestando solidariedade aos trabalhadores, que estão muito abalados com a situação, e aguardando mais detalhes da Anglo American”, declarou.
A Anglo American, responsável pela administração do complexo Minas-Rio, afirmou que as autoridades locais foram notificadas sobre o ocorrido e que está prestando assistência aos envolvidos. A mineradora declarou ainda que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para esclarecer as circunstâncias do acidente.
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro também se manifestou por meio de nota, lamentando a morte do trabalhador e reforçando a necessidade de garantir a segurança dos funcionários que atuam na mineração. “A segurança dos trabalhadores deve ser sempre priorizada, e estaremos vigilantes para assegurar que normas e procedimentos sejam rigorosamente seguidos”, informou o município.
Providências da MIP Engenharia
A MIP Engenharia, empresa terceirizada para a qual o funcionário prestava serviços, declarou que a família da vítima está recebendo apoio. “Foram tomadas as providências para que a família do trabalhador receba toda a assistência necessária”, disse a empresa. No entanto, até o momento, a causa exata do acidente ainda não foi esclarecida.
O complexo Minas-Rio, onde ocorreu a fatalidade, é uma das principais operações da Anglo American no Brasil, responsável pela extração e beneficiamento de minério de ferro. O empreendimento conta com um extenso sistema de filtragem de rejeitos e transporte de minério por mineroduto até o Porto do Açu, no Rio de Janeiro.
O caso segue sob investigação para apurar as causas do acidente e eventuais falhas nos procedimentos de segurança. Órgãos como o Ministério do Trabalho e o Sindicato Metabase acompanham o caso para avaliar as condições em que ocorreu o incidente e verificar se as normas de proteção estavam sendo cumpridas adequadamente.