Menu

Serra de Ouro Branco volta ser foco de incêndios; veja imagens

Desde o último sábado, 18 de setembro, brigadistas e equipe do Corpo de Bombeiros trabalham para tentar conter os focos de fogo.
20/09/2021 às 21:30
Tempo de leitura
2 min
Foto: Reprodução / Brigada de Incêndio Carcará Ouro Branco
Foto: Reprodução / Brigada de Incêndio Carcará Ouro Branco

O Parque Estadual da Serra do Ouro Branco voltou a sofrer com incêndios de grandes proporções. Desde o último sábado, 18 de setembro, brigadistas e equipe do Corpo de Bombeiros trabalham para tentar conter os focos de fogo.

De acordo com os bombeiros, o incêndio foi debelado por 20 brigadistas do parque e quatro militares. O fogo começou próximo ao local conhecido como Morro Gabriel ou Hargreaves.

Em uma publicação nas redes sociais, os brigadistas disseram que apesar de todo o esforço para conter o fogo, “as áreas queimadas são enormes, os danos à biodiversidade são incalculáveis, os danos aos solos e cursos d’água são irreparáveis e não podemos mensurar os danos causados por um incêndio de grande porte”.

Reprodução: Brigada Carcará Ouro Branco

Veja imagens filmadas em um helicóptero do Corpo de Bombeiros:

Reprodução / CBMMG

No último dia 9 de setembro, o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco já havia sido atingido por um incêndio de grandes proporções que demorou cinco dias para ser controlado.

A Serra do Ouro Branco é o marco inicial sul da Cadeia do Espinhaço. Tem aproximadamente 1.614 hectares e uma altitude que varia de 1.250 a 1.568 metros. Ela abriga ecossistemas dos mais ricos do mundo, os campos rupestres. É uma importante área de recarga das Bacias dos Rios Paraopeba e Doce, apresentando uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, suas nascentes fornecem toda a água que é consumida pela cidade na qual ela se encontra.

Última atualização em 19/08/2022 às 07:20