Com a interdição de trechos da BR-356, de Itabirito para Nova Lima e de Itabirito para Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a prefeitura de Itabirito tem trabalhado para encontrar alternativas para o trânsito. A previsão é que os trechos provisórios devem ser concluídos até sexta-feira, 21 de janeiro.
Com aval do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, equipes contratadas pela prefeitura e de empresas parceiras estão atuando, simultaneamente, nas proximidades da UPA e da Lagoa das Codornas, trechos de acesso a Ouro Preto e Belo Horizonte, respectivamente.
“Essas obras têm como objetivo facilitar o acesso de toda a população mineira à Região dos Inconfidentes. Vários itabiritenses trabalham em Belo Horizonte e Ouro Preto, bem como há moradores dessas cidades que têm seus empregos em Itabirito, inclusive servidores públicos. Com isso, garantimos também a qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura a toda a população”, destacou o prefeito Orlando Caldeira, em comunicado no site oficial do município.
Acesso a Ouro Preto
As obras no desvio para Ouro Preto têm previsão de conclusão para quarta-feira, dia 19 de janeiro, com o asfaltamento. O desvio será acessado na altura do km 57, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Itabirito, saindo na própria BR-356.
Acesso a Belo Horizonte
Já para a capital e Região Metropolitana, as intervenções acontecem nas proximidades da Lagoa das Codornas e devem termina na sexta-feira, dia 21 de janeiro, a depender das condições meteorológicas. Os trabalhos visam à retomada do acesso a Belo Horizonte e Região Metropolitana por meio da BR-356. Desde as enchentes, o tráfego está sendo temporariamente realizado por meio da ITA-140, rodovia municipal.
* Com informações da Prefeitura de Itabirito