Um tremor de 2,9 na Escala Richter foi registrado na noite de segunda-feira, 10 de janeiro, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Pelas redes sociais, moradores da cidade informaram que houve barulho e incômodo devido ao abalo.
No entanto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado não registraram ocorrências relacionadas à instabilidade. Ainda não há informações sobre a causa do tremor em Divinópolis.
O vereador Eduardo Azevedo (PSC) publicou um breve relato emitido órgão nas redes sociais. “Gente, o que está acontecendo com Divinópolis este ano? O barulho e ‘tremor’ que alguns moradores relataram ter ouvido ontem, foi de fato um TREMOR DE TERRA de magnitude 2,9 na escala Richter!”, escreveu.
Detalhamento do ocorrido, conforme o Rede Sismográfica Brasileira (RSBR):
Hora de Origem: 2022-01-10T23:13:36Z
Latitude: 20.13°S
Longitude: 44.83°W
Profundidade: 0km (fixada)
Modo: Manual
Revisor: marcelo
Magnitude: 2.9 mR
De acordo com a RSBR, tremores com níveis de 2 e 4 de magnitude são semelhantes ao impacto da passagem de um veículo grande e pesado. Entre 4 e 6 já quebra vidros, provoca rachaduras nas paredes e desloca móveis.
Ainda segundo a RSBR, entre 6 e 7 de magnitude provoca danos em edifícios e destruição de construções frágeis. Entre 7 e 8 causa danos graves em edifícios e grandes rachaduras no solo. E entre 8 e 9 provoca destruição de pontes, viadutos e quase todas as construções. Magnitude maior que 9 causa destruição total com ondulações visíveis.