Tradição tropeira é atração turística na região do Circuito do Ouro

Por Redação maisminas.org
Tradição tropeira é atração turística na região do Circuito do Ouro

Na esteira do Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, o distrito de Ipoema (município de Itabira/MG), promove o “Turismo na rota do Tropeirismo”, tema do 22º aniversário do Museu do Tropeiro e do 4º Festival da Cultura Tropeira . O evento ocorre entre os dias 9 e 17 de maio e reforça o potencial turístico da cidade, que integra o roteiro “Entre Ruralidades e Personalidades”, do Circuito do Ouro.

O festival reafirma o local como palco vivo da memória, da arte e da tradição, fortalecendo o pertencimento cultural e a identidade do povo mineiro. Com uma programação que valoriza a experiência da cultura popular, a música sertaneja de raiz, a viola caipira e o modo de vida do tropeiro, figura emblemática da história de Minas Gerais.

Realizado pela Prefeitura de Itabira, por meio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), das secretarias municipais de Educação, Governo e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo, o festival reúne atrações culturais, cavalgadas, feira comunitária, exposições e apresentações artísticas. Em sua última edição, no ano passado, o evento teve recorde de público, com cerca de 20 mil pessoas.

Programação

A grande atração musical da abertura será Bruna Viola, que se apresenta no sábado, 10 de maio, às 23h, no campo do Aliança. Com carisma e talento, a cantora leva ao palco a força da nova geração da música caipira. O encerramento do festival, no dia 17 de maio, será na Praça Augusto Guerra, a partir de 20h, e contará com show de Titane & Pereira da Viola , marcando também a abertura da primeira Roda de Viola de 2025, símbolo da vida simples e poética do interior.

Tradição tropeira é atração turística na região do Circuito do Ouro
Bruna Viola. Divulgação

Um dos momentos mais simbólicos do evento é a Bênção aos Cavaleiros , realizada em vários momentos e envolvendo diversas cidades históricas. A cerimônia reúne cavaleiros de diferentes regiões, fortalecendo os laços de fé e identidade cultural. Durante o trajeto, a cavalgada realiza paradas que promovem o espírito de acolhimento.

Na sexta-feira, dia 9, a abertura oficial ocorre em Santa Bárbara e após, as comitivas seguem para o Rancho do Coyote, em Barão de Cocais . Ambos municípios também pertencem ao Circuito do Ouro, dentro do roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”.

Em seguida, o Receptivo dos Cavaleiros acontece a partir de 17h, no Parque de Exposições Tiné Motta, em Bom Jesus do Amparo. No sábado (10), a programação começa com café da manhã no mesmo local e de lá, as comitivas seguem para o Museu do Tropeiro, no distrito de Ipoema

A programação também celebra a Lei Municipal nº 5.573, de 11 de novembro de 2024, que inclui o estudo do tropeirismo na grade curricular da rede municipal de ensino de Itabira, reforçando a importância da educação patrimonial. De 12 a 16 de maio, o Museu do Tropeiro receberá exposições e atividades educativas com os trabalhos desenvolvidos por alunos da rede municipal, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabira.

A festa contará ainda com apresentações de grupos culturais como as Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote, Trovadoras, além do sarau “Cachaça, torresmo e poesia” e shows com artistas regionais.

Sobre o roteiro “Entre Ruralidades e Personalidades”

O evento também é uma oportunidade aos visitantes de esticar a permanência em Itabira e região e conhecer todos os encantos do roteiro “Entre Ruralidades e Personalidades”, do Circuito Turístico do Ouro. Além das vivências dos tropeiros, esta rota enaltece a cultura mineira e grandes personalidades locais, como o poeta Carlos Drummond de Andrade.

Mineirinho de Itabira, Drummond é uma das figuras regionais de destaque, já que sua cidade natal está repleta de homenagens. Além do centro histórico, com casarões centenários, paredões e ruas com o calçamento da época, é possível visitar o Museu de Território Caminhos Drummondianos e o Memorial Carlos Drummond de Andrade.

Sem esquecer das belezas naturais que também são grandes atrativos nos distritos de Ipoema Senhora do Carmo. O cenário de montanhas, matas, riachos e cachoeiras com frequência recebe os amantes da natureza e dos esportes ao ar livre.

O ecoturismo também está presente na cidade vizinha Nova Era , para onde segue o mesmo roteiro. Localizada na bacia do Rio Piracicaba, entre a Região do Ouro e do Vale do Aço, o destino tem entre seus atrativos históricos e culturais o Museu Municipal de Arte e História, a Igreja Matriz São José da Lagoa, a Gruta de São José da Lagoa, a Lagoa São José e o Centro de Educação Ambiental da Lagoa São José.

Sobre o Circuito do Ouro

“Entre Ruralidades e Personalidades” é apenas um dos quatro roteiros temáticos deste circuito turístico. Ao todo são 16 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais promovidos através das ações do Circuito do Ouro. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza.

A segmentação facilita a busca de informações e guia visitantes em atrações e experiências que atendem todas as idades, interesses e durante o ano inteiro. Além do roteiro já mencionado, também estão: “Entre Cenários da História”, “Entre Serras: da Piedade ao Caraça” e “Entre Trilhas, Sabores e Aromas”.

Conheça melhor todos os roteiros e as cidades que os compõe:

“Entre Serras: da Piedade ao Caraça”
Roteiro que conecta estes dois famosos Santuários de Minas
Cidades: Caeté, Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara

“Entre Cenários da História”
Roteiro que enaltece locais que foram palco da história de Minas Gerais
Cidades: Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana 

“Entre Trilhas, Sabores e Aromas” 
Roteiro que destaca a gastronomia e pratos típicos da região
Cidades: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima, Sabará, Raposos e Santa Luzia 

“Entre Ruralidades e Personalidades” 
Roteiro da cultura mineira, das vivências dos tropeiros às personalidades 
Cidades: Itabira e Nova Era

Assessoria de Comunicação do Circuito do Ouro

COMENTÁRIOS

leia também:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS