A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEDD), está com inscrições abertas para quatro cursos de extensão gratuitos e totalmente online, voltados à área da educação digital. Ao todo, são ofertadas 800 vagas, sendo 200 para cada curso, conforme edital nº 1.618/2025. A ação é desenvolvida em parceria com o Polo Congonhas da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
As capacitações serão realizadas entre os dias 11 de agosto e 14 de setembro de 2025, em ambiente virtual. Os cursos têm carga horária de 30 horas, são auto instrucionais (sem tutoria) e oferecem certificação digital ao final.
Cursos disponíveis
As formações disponíveis abordam temas estratégicos para o uso de tecnologias no ambiente educacional. São elas:
- Inteligência Artificial no Ensino: Ferramentas e Estratégias para Professores
- Fundamentos da Educação Digital
- Letramento Digital
- Cidadania Digital
Todos os cursos são acessíveis para professores da educação básica e superior, mas também estão abertos ao público em geral, sem exigência de vínculo com a UFMG ou formação anterior na área.
Inscrições até 18 de julho
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio de formulário disponível na página oficial dos cursos de extensão da DEDD/UFMG, entre as 9h do dia 14 de julho e as 17h do dia 18 de julho.
Cada candidato poderá se inscrever em apenas um dos cursos. Após o envio do formulário, não será possível alterar a escolha.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Todos os selecionados serão automaticamente matriculados e receberão, por e-mail, as instruções de acesso à plataforma DEDD Virtual. Para confirmar a participação, será necessário iniciar as atividades em até 72 horas após o recebimento do e-mail, sob risco de perda da vaga.
Certificação e conteúdos
Os participantes que concluírem as atividades com o mínimo de frequência e aproveitamento exigidos receberão um certificado digital de extensão universitária, emitido pela UFMG, até 30 dias após o término do curso.
Ao final da formação, o cursista deverá ser capaz de:
- Compreender os fundamentos da educação digital;
- Analisar políticas públicas de inclusão digital no Brasil;
- Identificar os desafios e potencialidades das tecnologias digitais na educação;
- Atuar como agente de mudança em práticas pedagógicas inovadoras.
Mais informações
As orientações completas e o acesso ao formulário de inscrição estão disponíveis no site:
www.ufmg.br/dedd/cursos-de-extensao-em-educacao-digital/.
Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Comentários do post