A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado, dia 10 de maio, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e na Unidade de Apoio em Saúde de São Gonçalo do Bação, das 8h às 16h. A vacinação está destinada a toda a população, enquanto houver estoque do imunizante.
A iniciativa visa proteger contra a gripe, amenizar sintomas gripais e evitar casos mais graves relacionados a doenças respiratórias, que podem resultar em internações e, consequentemente, na sobrecarga do sistema de saúde.
O Estado de Minas Gerais decretou situação de emergência em saúde pública diante do aumento de doenças respiratórias. Em Itabirito, a vacinação já alcançou mais de quatro mil pessoas do público prioritário. A tendência é que este índice aumente ainda mais com a liberação das vacinas para pessoas que não compõem o grupo, garantindo mais saúde e segurança à população.
Esforços de vacinação intensificados

Para aumentar ainda mais os índices vacinais, a Prefeitura tem realizado a busca ativa de pessoas que compõem o grupo prioritário. Por meio do Vacimóvel, a vacina contra gripe já alcançou a comunidade do Bonsucesso e do distrito de Acuruí. Além disso, profissionais do Hospital São Vicente de Paulo foram vacinados nas dependências da unidade e servidores públicos, como os da Brigada e da Guarda Civil Municipal também receberam a dose do imunizante nas unidades de trabalho.
Multivacinação
O Dia D também abrangerá a ação de multivacinação, uma oportunidade a mais para que as pessoas possam colocar o cartão vacinal em dia. Para se vacinar, é preciso apresentar cartão de vacinação e documento com foto.
“Alguns municípios mineiros estão em situação crítica devido ao agravamento das doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de amenizar e até evitar estas doenças. Neste período do ano, estamos mais suscetíveis a doenças como a gripe. A vacinação nos protege e evita o congestionamento dos serviços de saúde”, declarou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino.