Estação de Engenheiro Corrêa

Vale abre inscrições para mestrado profissional em sustentabilidade e recursos naturais

Rodolpho Bohrer
Vale abre inscrições para mestrado profissional em sustentabilidade e recursos naturais
Curso de 24 meses será realizado em Belém e abre 32 vagas para a turma de 2026

O Instituto Tecnológico Vale (ITV) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais – Turma 2026. O curso tem duração de 24 meses, é gratuito e conta com duas linhas de pesquisa: Socioeconomia e Sustentabilidade na Mineração e Uso Sustentável dos Recursos Biológicos.

As inscrições podem ser feitas até 7 de novembro de 2025 pelo site do programa. O processo seletivo é composto por quatro etapas, incluindo prova de inglês, análise curricular, avaliação de plano de trabalho e entrevista. As aulas começam em 16 de março de 2026, na sede do ITV, em Belém (PA).

O mestrado busca formar profissionais capazes de lidar com os desafios da sustentabilidade em regiões tropicais, com uma visão integrada sobre o uso de recursos naturais. O objetivo é fomentar soluções inovadoras e tecnológicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e para o equilíbrio entre atividade econômica e preservação ambiental.

Ao todo, o programa oferece 32 vagas, sendo 10 destinadas a profissionais da Vale e empresas coligadas e 22 abertas à ampla concorrência. Destas, 10 bolsas serão distribuídas conforme o desempenho dos candidatos e os critérios estabelecidos no edital. As bolsas são voltadas, prioritariamente, a residentes do Pará sem vínculo empregatício e cujos projetos estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações UnidasEditalPS2026.MestradoProfission….

- PUBLICIDADE -
Ad image

O ITV e a Vale reforçam o compromisso com a diversidade, incentivando inscrições de mulheres, pessoas negras, indígenas, com deficiência e da comunidade LGBTQIA+.

O público-alvo inclui profissionais graduados de diversas áreas que desejam ampliar conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos naturais e desenvolver projetos de pesquisa aplicada.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição online e anexar um plano de trabalho sucinto (até 500 palavras), histórico escolar, currículo Lattes documentado, e carta de aceite de um dos docentes credenciados no programa. No caso de funcionários da Vale, também é exigida uma carta de anuência do gestor imediato.

O processo seletivo considera quatro critérios principais:

  • Análise do currículo (35%)
  • Plano de trabalho (30%)
  • Apresentação oral do projeto (30%)
  • Proficiência em inglês (5%)

Serão aprovados os candidatos que obtiverem nota final igual ou superior a 7,0, respeitando a disponibilidade de vagas e o desempenho nas avaliações.

O resultado final será divulgado até 27 de fevereiro de 2026, e as matrículas ocorrem entre 2 e 13 de março de 2026, também de forma online.

Mais informações sobre o corpo docente, linhas de pesquisa e disciplinas podem ser consultadas no site itv.org.

O edital completo com todas as regras do processo seletivo está disponível neste link.

Compartilhar essa notícia
SEGUIR:
Diretor geral, graduando de jornalismo e redator de cidades e política.