Após fortes chuvas atingiram a cidade de Ouro Preto nesta terça-feira, 28 de dezembro, uma mensagem se espalhou por grupos no WhatsApp “informando” sobre problemas estruturais na barragem Doutor, em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, devido ao impacto das tempestades. Na mensagem, é dito que o problema estrutural ocorreu próximo ao vertedouro.
Em contato com o Mais Minas, a Vale informou que a mensagem é falsa, esclarecendo que as condições da barragem permanecem inalteradas e que a estrutura é monitorada permanentemente.
A barragem Doutor também é monitorada permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico da empresa e passa por inspeções regulares. A estrutura teve o nível de emergência reduzido de 2 para 1, em maio deste ano, o que atestou o aumento da sua segurança e estabilidade.
Localizada na mina Timbopeba, o novo vertedouro da barragem Doutor é considerado pela mineradora como uma importante etapa do processo de descaracterização da estrutura, com a função de drenar a água do reservatório, aumentando a segurança para as próximas fases das obras para eliminar o barramento construído pelo método a montante.
A eliminação de barragens construídas a montante (sobre rejeitos ou sedimentos) é um compromisso assumido pela Vale desde o rompimento em Brumadinho. O rompimento provocou uma mudança na gestão de barragens da companhia para garantir mais segurança para suas estruturas e comunidades próximas.