Em um comunicado publicado no site da Vale neste sábado, 8 de janeiro, a companhia informou que está acompanhando o cenário de fortes chuvas em Minas Gerais, e que as barragens seguem sendo monitoradas 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, e em tempo real, por meio do Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).
De acordo com a mineradora, até o momento não houve alteração no nível de emergência em nenhuma das estruturas localizadas em Minas Gerais.
A Vale reforça que as barragens são acompanhadas permanentemente por inspeções, manutenções, radares, estações robóticas, câmeras de vídeo e instrumentos, como piezômetros manuais e automáticos.
Vallourec Mineração se manifesta sobre boatos de rompimento da barragem em Nova Lima
A Vallourec emitiu neste sábado uma nota a respeito dos boatos sobre o rompimento da barragem da Mina Pau Branco, em Nova Lima, o que já foi desmentido pelos Bombeiros e pela Defesa Civil da cidade.
De acordo com o comunicado, em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR 040. A empresa informa que o dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração.