Atlético e Flamengo fazem duelo de titãs na tarde do domingo, 20 de fevereiro, às 16h, na Arena Pantanal, em decisão da Supercopa do Brasil. O Galo, campeão brasileiro e da Copa do Brasil, busca o título inédito contra o clube da Gávea que ficou na segunda colocação do Brasileirão em 2021. A partida terá transmissão da Globo.
O clima para a partida está quente desde o início dos preparativos para o confronto. A decisão de colocar a partida na Arena Pantanal não agradou diretoria atleticana, que publicou uma nota repudiando as ações da CBF, organizadora do evento, insinuando ainda a possibilidade do seu adversário ter informações privilegiadas sobre a partida.
Fato é que a rivalidade entre Atlético e Flamengo é histórica. Ganhando peso na década de 1980, em que ambas as equipes fizeram a final do Campeonato Brasileiro no primeiro ano e, na temporada seguinte, se envolveram em um dos jogos mais polêmicos da história do futebol brasileiro, em partida válida pela Copa Libertadores, vencida pelo clube carioca.
A rivalidade ganhou peso nos anos seguintes, tendo capítulos interessantes, como a goleada do Atlético por 6 a 1 no Ipatingão no Campeonato Brasileiro de 2004 e a semifinais da Copa do Brasil de 2014, em que o Flamengo saiu na frente com o placar de 3 a 0 no agregado e o Galo conseguiu a virada, chegando à final e conquistando a competição de forma inédita.
Desde 2020, a rivalidade entre Atlético e Flamengo se acentuou ainda mais, já que o clube carioca vinha de uma temporada histórica no anterior, conquistando Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro, com o técnico Jorge Jesus, enquanto o Galo se reestruturava, com um grande investimento de seus mecenas. Naquele ano, houve dois confrontos entre mineiros e cariocas, ambos pelo Campeonato Brasileiro, que foram vencidos pelo Alvinegro: por 4 a 0 no Mineirão e por 2 a 1 no Maracanã.
No ano seguinte, foram dois jogos, com uma vitória para cada lado. Um 2 a 1 para o Atlético no Mineirão e um 1 a 0 para o Flamengo no Maracanã. Esperava-se que, em 2021, os dois times decidissem uma final de alguma competição de extrema relevância, como a Copa Libertadores ou a Copa do Brasil, o que não aconteceu. O Galo foi desclassificado pelo Palmeiras nas semifinais do torneio continental e o Flamengo foi eliminado pelo Athletico-PR nas semifinais da Copa do Brasil. Assim, essa “grande final” ficou para a Supercopa.
Além da taça, o título da Supercopa também vale dinheiro. O campeão levará para casa o prêmio de R$ 5 milhões e o vice receberá R$ 2 milhões.
Campanhas semelhantes
A Supercopa do Brasil receberá os dois times com campanhas parecidas no ano. As duas equipes são vice-líder de seus respectivos campeonatos estaduais, venceram cinco jogos, empataram um e tiveram apenas uma derrota. Ambas marcaram 14 gols e estão atrás de seu grande rival na tabela. A única diferença é o número de gols sofridos: o Galo sofreu dois e o Flamengo tomou quatro gols.
Em sua campanha pelo Campeonato Mineiro, o Galo venceu a Tombense, o Uberlândia, a Patrocinense, o Athletic Club e o América. Empatou na primeira rodada contra o Villa Nova e perdeu para a URT, em Patos de Minas. Já o Flamengo, venceu o Boavista, o Audax, o Madureira, o Nova Iguaçu e a Portuguesa. Empatou contra o Volta Redonda e perdeu o clássico contra o Fluminense, por 1 a 0.
A partida que terá presença de público em Cuiabá e com setores específicos para cada torcida. Os dois times só vão viajar para a capital do Mato Grosso, na véspera do jogo, contrariando o regulamento do torneio. Além disso, um dos maiores clássicos interestaduais do país, briga por escolha de sede e provocações das diretorias, alimentaram o tamanho do jogo de domingo.
Prováveis escalações
Atlético: Everson; Mariano, Nathan Silva, Godín e Guilherme Arana; Allan, Jair e Zaracho; Savarino, Keno e Hulk.
Técnico: Antonio “El Turco” Mohamed.
Flamengo: Diego Alves, Isla, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Andreas e Arrascaeta; Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.
Técnico: Paulo Sousa.
Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o juiz da decisão será o gaúcho Anderson Daronco. Já o árbitro de vídeo será Daniel Nobre Bins, também do Rio Grande do Sul. Os assistentes serão os seguintes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Raphael Pires (GO).
Retrospecto
No histórico do confronto completo do confronto, o Flamengo leva a melhor, com 49 vitórias, 32 empates e 39 vitórias. O clube da Gávea marcou 176 gols no duelo e o Galo 168. A última vez que ambos os times se enfrentaram, também deu Urubu, com uma vitória pelo placar mínimo, no Maracanã.