Veja a lista de candidatos já confirmados para concorrer à prefeitura de Itabirito

Veja a lista de candidatos já confirmados para concorrer à prefeitura de Itabirito

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Nesse domingo (13), o jornal itabiritense Radar Geral apurou o resultado da maioria das convenções partidárias que definiram o rumo das eleições municipais de 2020 em Itabirito. Em resumo, quatro nomes, incluindo o do atual prefeito, estarão no pleito. Confira:

Anteriormente (em 5/9), as convenções do Cidadania, PROS, PCdoB, PMN, PSDB, PDT e PSCdecidiram pelo apoio às reeleições do prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) e do vice Dr. Elio da Mata (também do Cidadania).

PSL (Partido Social Liberal) e o PT (Partido dos Trabalhadores), neste domingo 13/9, em convenções, também decidiram apoiar o atual prefeito.

PTB, PV, PL, PSD e Republicanos – a convenção destes cinco partidos, que aconteceu neste sábado (12), decidiu pelo apoio a Wagner Melillo (PTB) para prefeito, e Sebastião Antônio da Silva (o Tião Cabeção), do PL, para vice-prefeito. A escolha do vice foi considerada uma surpresa nos bastidores da política de Itabirito.

Avante e Solidariedade  estes dois partidos, durante convenção que aconteceu no domingo (13/9), decidiram pelo lançamento da candidatura do vereador Ricardo Oliveira (Avante) para concorrer à prefeito de Itabirito. A surpresa, nos meios políticos, foi a escolha do candidato a vice: Ezio Pimenta (também do Avante).

UP – o partido Unidade Popular pelo Socialismo, em sua convenção realizada neste domingo (13/9), lançou Sara Boratti para prefeita, e Thomás Toledo para vice-prefeito, ambos do UP. Anteriormente, o nome cogitado no partido para vice era de Sérgio Luís Kiko.

MDB – durante convenção que aconteceu neste sábado (12), o Movimento Democrático Brasileiro, de Itabirito, decidiu liberar seus filiados. Portanto, na convenção, foram lançados os candidatos a vereador, que estão liberados para ficar neutros ou para apoiar qualquer candidato a prefeito. Trata-se de uma decisão que já era esperada nos meios políticos.

PSOL – o Partido Socialismo e Liberdade, de Itabirito, decidiu não apoiar nenhum candidato a prefeito, lançando somente candidatos a vereador durante convenção no sábado (12). Diferentemente do MDB, o PSOL não liberou seus membros para dar apoio a qualquer nome que disputará a Prefeitura. Inclusive, o secretário de Esportes Raphael Rondow, filiado ao PSOL, está suspenso do partido e apoiará o atual prefeito de Itabirito.

Fonte: Radar Geral  

Limite de gastos eleitorais

Nas eleições municipais de 2020, cada candidato à prefeitura de Itabirito pode gastar até 777.312,72 com sua campanha eleitoral. Já um candidato a vereador poderá gastar até R$ 18.784,42.

Os valores para os candidatos de todos os municípios brasileiros foram divulgados no último dia 1º pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Trata-se de um limite legal de gastos, que deve ser obedecido pelos candidatos. Quem desrespeitar os tetos fixados pagará multa no valor equivalente a 100% da quantia que ultrapassar o teto, e também pode ser investigado por abuso do poder econômico.

Como Itabirito não tem mais de 200 mil habitantes, não há segundo segundo turno nas eleições municipais.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS