Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Com a população mundial em quarentena, o tédio é uma coisa que terá de ser combatida pelas pessoas. O tempo de isolamento ainda é indefinido, pode durar tanto dias, quanto meses. Por isso tentaremos ajudar, sugerindo formas de passar os dias sem precisar sair de casa. E hoje a dica é para os fãs de futebol, que com certeza estão sentindo o vazio que não poder ver seus times jogarem.
Separaremos, nessa primeira matéria, dez jogos históricos de Cruzeiro, Atlético, América, Seleção Brasileira e da Champions League, para se assistir na quarentena. Colocaremos links do YouTube e também do Footballia.net, um site que agrega um acervo imenso de partidas de futebol. Para assistir aos jogos basta se cadastrar, rápida e gratuitamente. Se você for um entusiasta e quiser mais funcionalidades, também há a versão paga. Para assistir ao jogos, basta clicar no placar do jogo. Confira:
Suécia 2 x 5 Brasil – Final da Copa do Mundo de 1958
Esse jogo começou a história do Brasil como o maior campeão da história das Copas do Mundo. Liderada por Pelé e Garrincha, a Seleção Brasileira massacrou a Suécia, dona da casa, por 5 a 2, e colocou as mãos no troféu. A partida ficou marcada pelo golaço de Pelé, que tendo apenas 17 anos de idade recebeu na área, matou a bola no peito, deu um chapéu num zagueiro e bateu de primeira, no canto direito.
O jogo aconteceu há cerca de 62 anos, por isso a imagem é em preto em branco e a narração não é em português. Mas o que é uma simples narração quando a bola fala por si só, não é mesmo?
Brasil 2 x 1 Colômbia – Quartas de final da Copa do Mundo de 2014
Dando um grande salto no tempo, chegamos a Copa de 2014, realizada em terras tupiniquins. Deixamos aqui um dos jogos mais emocionantes e bem jogados daquele dia, que contou com golaços de James Rodríguez e David Luiz, lesão de Neymar, e muito mais. Foi um dia de alegria geral da nação, que não sabia que a partida nos levaria ao trágico 7 a 1. Também não há narração em português.
Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro – Final da Copa do Brasil de 1966
Esse jogo está marcado na memória de todo cruzeirense. Conhecido nos anos 1990 pelos jogos emocionantes, o Cruzeiro viveu uma noite mágica no antigo Palestra Itália ao bater o Palmeiras, naquela época uma verdadeira seleção, por 2 a 1, de virada, e se sagrar bicampeão da Copa do Brasil.
Cruzeiro 3 x 0 River Plate – Final da Supercopa de 1991
Mais uma das páginas heroicas imortais do Cruzeiro. Após perder o jogo de ida por 2 a 0, n a Argentina, a Raposa imprimiu um ritmo alucinante e contando com o apoio de sua torcida, goleou o fortíssimo River Plate por 3 a 0, erguendo a Supercopa do Libertadores pela primeira vez em sua história.
Cruzeiro 6 x 1 Atlético – 38ª rodada do Brasileirão de 2011
Com certeza o clássico mais lembrado pelo torcedor cruzeirense. Podendo ser rebaixado caso perdesse para o maior rival, longe do Mineirão, em obras para a Copa do Mundo, e sem seus dois principais jogadores, Fábio e Montillo, suspenso, o Cruzeiro foi para a partida temendo o maior revés de sua história. Mas o que se viu em campo foi um cenário totalmente diferente. A Raposa entrou em campo “com sangue nos olhos” e goleou o Atlético por nada mais nada menos que 6 a 1, virando e jogo e iniciando uma das maiores “zoeiras” do torcedor celeste para com seu rival.
Atlético 1 x 0 Cruzeiro – Final da Copa do Brasil de 2014
Se é rivalidade que vocês querem, é rivalidade que vocês terão. Em 2014, Atlético e Cruzeiro fizeram a primeira final nacional de sua história e foi o Galo quem levou a melhor. Após vencer por 2 a 0 a ida, o time alvinegro confirmou o título ao fazer 1 a 0 no Mineirão e levantar, de forma inédita, a taça da Copa do Brasil, além de impedir a segunda tríplice coroa do Cruzeiro, que já havia conquistado os campeonatos Mineiro e Brasileiro naquele ano.
Atlético 2 x 0 Newell’s Old Boys – Semifinal da Copa Libertadores de 2013
Um jogo inesquecível da vitoriosa campanha da Libertadores de 2013, conquistada pelo Atlético. Após perder de 2 a 0 na Argentina, o Galo tinha difícil missão de reverter o resultado, e conseguiu. No famoso jogo do “Apagão do Horto”, o alvinegro devolveu o 2 a 0 no tempo normal e nos pênaltis garantiu sua passagem para a final da maior competição Sul-Americana.
Atlético 4 x 3 Lanús – Final da Recopa Sul-Americana de 2014
Mais uma incrível virada atleticana. Após vencer na Argentina por 1 a 0, o Galo levou 3 a 2 no tempo normal, em Belo Horizonte, mas com muita garra, conseguiu virar e fazer 4 a 3. Foi a primeira vez que o Atlético levantou a Recopa Sul-Americana, colocando mais uma conquista naquele que foi o período mais vitorioso da história do clube mineiro.
América-MG 4 x 1 Vasco da Gama – Campeonato Brasileiro de 2011
No Brasileirão de 2011, o América simplesmente não tomou conhecimento do forte Vasco, campeão da Copa do Brasil daquele ano, que contava com nomes como Juninho Pernambucano, Fágner, Fernando Prass, Diego Souza e Bernardo. Uma goleada de 4 a 1 na Arena do Jacará, em Sete Lagoas, e uma das poucas alegrias americanas naquele ano.
Barcelona 3 x 1 Manchester United – Final da UEFA Champions League de 2010/11
Agora vamos agradar que gosta de um jogo internacional. A partida que coroou o auge do Tiki-Taka, de Pep Guardiola, comandando o Barcelona. A equipe, liderada por Lionel Messi, Xavi e Iniesta encantava e não se intimidou por estar em solo inglês, contra o então temido Manchester United. Pedro, Messi e Villa marcaram para o Barça, enquanto Wayne Rooney descontou para os ingleses, em frente a mais de 87 mil pesssoas.
Veja também: Ídolo alvinegro, Ronaldinho completa 40 anos; relembre a contratação do astro pelo Atlético