O Cruzeiro enfrenta o Pouso Alegre na tarde de domingo, 13 de março, às 17h30, no Mineirão, em jogo válido pela penúltima rodada do Campeonato Mineiro. Além de retomar a vice-liderança da competição, uma vitória celeste é importante para o time não fazer feio diante do seu torcedor no retorno ao Gigante da Pampulha e para não ofuscar a estreia do novo uniforme cruzeirense.
Há 10 anos, o Cruzeiro tem bons números em estreias de uniformes. Foram oito vitórias (70%), um empate (10%) e duas derrotas (20%). Relembre como foi cada jogo:
2012
Vestido pela Olympikus, o Cruzeiro aplicou uma goleada de 5 a 0 sobre a Caldense fora de casa, pelo Campeonato Mineiro, na estreia de seu uniforme.
Comandado pelo técnico Vagner Mancini, os atacantes Wallyson, Anselmo Ramon e Wellington Paulista, municiados por Montillo, deitaram e rolaram na defesa da Caldense naquele jogo.
Os gols do Cruzeiro foram marcados por Wellington Paulista, Victorino, Anselmo Ramon duas vezes e Wallyson. O atacante Max, da Caldense, foi expulso ainda no primeiro tempo,
2013
A estreia do uniforme de 2014 teve um gosto especial. Além da revelação da nova camisa, o jogo marcou a reabertura do Mineirão, após reforma para a Copa do Mundo, em um clássico contra o Atlético. O Cruzeiro venceu a partida por 2 a 1.
Aos 22 minutos do primeiro tempo, o lateral-direito atleticano, Marcos Rocha, marcou um gol contra e o atacante Araújo, do Atlético, empatou aos 27 minutos da primeira etapa. Aos 16 minutos do segundo tempo, o jogador do ataque celeste, Dagoberto, ampliou o placar. O voante cruzeirense, Leandro Guerreiro, chegou a ser expulso naquele jogo.
O uniforme de 2013 ficou marcado por ser do tricampeonato brasileiro do Cruzeiro.
2014
O ano de 2014 foi mágico para o Cruzeiro pelo segundo título seguido do Brasileirão. A estreia do uniforme do tetracampeonato brasileiro veio na segunda rodada da competição, em um empate em 1 a 1, contra o São Paulo, em casa
Júlio Baptista abriu o placar no início do primeiro tempo e Antônio Carlos empatou.
2015
Em um ano não tão brilhante, o Cruzeiro estreou sua parceria com a Penalty na derrota por 1 a 0 para o Londrina em uma partida amistosa, fora de casa. O gol foi de Celsinho, aos 44 minutos do primeiro tempo.
2016
Em 2016, o time celeste trocou sua fornecedora de material esportivo para a Umbro. O ano não foi bom e a estreia foi uma derrota contra o Coritiba, na abertura do Campeonato Brasileiro.
O lateral-direito celeste, Lucas Rios Marques, foi expulso na segunda metade do segundo tempo e Kléber marcou o gol da vitória. Dois minutos depois de sofrer o gol, o volante cruzeirense Lucas Romero também recebeu cartão vermelho.
2017
O Cruzeiro deixou para estrear seu uniforme de 2017 apenas na 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, a Raposa seria campeã da Copa do Brasil pela quinta vez. Na estreia da camisa, o clube celeste fez 2 a 0 no Coritiba, no Mineirão. Os gols foram marcados pelo meia Thiago Neves e pelo atacante Rafael Sobis.
2018
Em 2018, o Cruzeiro conquistou o hexa da Copa do Brasil, se tornando o maior vencedor da história da competição. Na estreia do uniforme, a Raposa venceu a URT por 3 a 0, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados pelo atacante Rafael Sobis e pelos meias De Arrascaeta e Thiago Neves.
2019
No pior ano da história do clube, o Cruzeiro voltou a estrear seu uniforme na Copa Libertadores, em uma vitória gigante, por 4 a 0, diante do Huracán. O atacante Fred fez um hat-trick e o lateral-esquerdo Dodô fechou o placar com um golaço.
O Cruzeiro foi eliminado pelo River Plate, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa Libertadores e terminou o ano com o rebaixamento inédito para a Série B do Campeonato Brasileiro.
2020
Em 2020, o Cruzeiro seguiu com o pesadelo de ter que jogar mais um ano na Série B. O novo uniforme marcou a parceria inédita do clube com a Adidas. A estreia da camisa foi em um a vitória por 2 a 0 contra o Boa Esporte, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. Os gols foram marcados pelos atacantes Thiago e Welinton.
2021
O ano de 2021 foi especial, pois marcou o centenário do clube. Apesar da decepção em não consegui o acesso ao final dele, a estreia do uniforme em comemoração do 100 anos do Cruzeiro foi com uma vitória por 1 a 0 diante do Athletic Club, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro. O gol foi marcado pelo atacante Marcelo Moreno.