A 1ª Feira Literária de Tiradentes – FLITI é 100% gratuito cuja proposta principal é o incentivo à leitura e ao hábito de ler através do contato com autores, programações lúdicas e atividades artísticas literárias para todas as faixas etárias.
O tema principal da 1ª edição da FLITI será a diversidade cultural mineira: A herança deixada pelos africanos e indígenas. A dança, a culinária e a arte barroca também serão destaque na programação com participação de escritores locais e nacionais, editoras e livreiros.
Dentre os destaques da programação está o lançamento da edição comemorativa de 40 anos do Menino Maluquinho. A nova edição vem acompanhada de conteúdo extra, com textos sobre o livro, fotos curiosas de Ziraldo, e uma linha do tempo do livro destacando as traduções e os títulos mais engraçados! O Menino Maluquinho é um clássico da literatura infantil brasileira, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos, 129 edições e publicado em mais de 10 países! É bom lembrar que Ziraldo é mineiro de Caratinga, e faz 88 em outubro (24 de outubro de 1932) mês dos 40 anos do O Menino Maluquinho
“A partir da leitura de um livro é possível experimentar papéis, descobrir possibilidades nunca pensadas, refletir sobre determinadas situações coletivas e individuais e ser impulsionados a sonhar e recriar suas vidas. O livro é um objeto transformador, que torna possível transportar o leitor para o mundo fictício, onde se pode encontrar respostas para muitas das perguntas do mundo real. Neste sentido a Feira Literária de Tiradentes – FLITI é um importante elo articulador de atividade cultural, que vem a contribuir para que os espaços públicos voltem a ser lugares onde a sociedade se expressa e também onde pode adquirir conhecimento na diversidade de ofertas culturais e literárias”, diz a idealizadora da FLITI Cristina Figueiredo da Korporativa.
Acessibilidade e Democratização
A maior parte das atividades será realizada na praça principal da cidade de Tiradentes que possui em seu entorno acesso facilitado e prioritário para o público PNE. Alguns eventos da FLITI contarão com a presença de um intérprete de LIBRAS para atender aos deficientes auditivos.
Todos os eventos na FLITI serão gratuitos. O acesso aos lugares onde ocorrerão as atividades artísticas literárias, assim como os encontros com autores, sessões para autógrafos e contação de histórias serão totalmente gratuitos. As atividades da FLITI ocorrerão em espaços públicos. Vale ressaltar que crianças e adolescentes da rede pública de ensino estarão diretamente convidadas e vinculadas à feira literária. Os conteúdos produzidos ao longo da FLITI serão disponibilizados em mídia digital e, ainda, através das redes sociais do evento (instagram e facebook)
” A FLITI quer estimular a participação dos moradores de Tiradentes e cidades próximas com atividades para diversos públicos e faixas etárias”, complementa idealizadora da feira Cristina Figueiredo.
Flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável
A FLITI esta seguindo todos os protocolos baseado no Minas Consciente. Ação do governo destinado orientação de forma responsável, da flexibilização das medidas de isolamento social em cada município, permitindo a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde. (https://www.mg.gov.br/minasconsciente)
Os espaços e programação da FLITI – 1ª Feira Literária de Tiradentes
-Editoras que estarão presentes
• Editora Instituto Histórico e Geográfico de Tiradentes – IHGT;
• Editora Melhoramentos;
• Editora Quixote + DO;
• Editora Aletria;
• Editora Bambolê.
Além disso, a FLITI conta com a participação especial da chefe Beth Beltrão que irá proporcionar aos visitantes um saboroso encontro com a literatura gastronômica brasileira.
-Ônibus Biblioteca
O Projeto Ônibus Biblioteca tem como objetivo levar um ônibus adaptado como uma biblioteca volante e um acervo de 2.000 livros para a FLITI. A biblioteca volante funciona como um espaço de leitura como também oferece empréstimos gratuitos de livros . O espaço também vai acolher leitura dramatizada, teatro literário, contação de histórias e palestras.
Programação do evento / previa
08 de outubro
10:30 – cerimonial de abertura coma presença de autoridades locais
14:00 – Olinto Rodrigues dos Santos
15:00 – Editora Quixote (lançamento de Livro)
17:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )
18:00 – Marilia Pirillo ( Palestra direcionada aos educadores e mediadores de leitura sobre a importância do exercício de leitura de imagens para o letramento e sua gama de possibilidades e variações.)
19:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de
literatura com livro de poemas inéditos
09 de outubro
11:00 – Claufe Rodrigues (AVDAVIDA – Claufe Rodrigues comemora 40 anos de
literatura com livro de poemas inéditos
12:00 – Mano Mello (Em formato stand up poesia, o poeta interpreta poemas seus, e conta histórias e curiosidades sobre sua trajetória poética. )
14:00 Rosana Mont’Alverne ( contação de história)
17:00 – Bruno (Bate papo sobre ilustração de livros infantis)
18:30 – Editora Quixote(lançamento de Livro)
10 de outubro
10:00 – (lançamento de Livro)
11:00 – (lançamento de Livro)
13:00 – (lançamento de Livro)
14:00 – Andrea Taubman (CONTAÇÃO DA HISTÓRIA E BATE-PAPO COM O LIVRO “O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR”
15:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.
17:00 – Marília Pirillo (“Escrevendo e ilustrando para crianças e jovens”. Uma conversa sobre a obra da autora e apresentação com contação de histórias)
19:00 – Editora Aletria (contação de história)
11 de outubro
10:00 – (lançamento de Livro)
11:00 – (lançamento de Livro)
12:00 – (lançamento de Livro)
14:00 – Jujuba e Ana (O espetáculo é um musical infantil de histórias, estruturado em quatro fábulas. Cada história é bordada com técnicas, linguagens e mensagens distintas, onde alguns elementos são realçados. Iniciamos a apresentação com um conto acumulativo,” O macaco comia banana”, destacando a música e oralidade, onde o público participa da narrativa.
16:00 – (lançamento de Livro)
17:00 – Rosana Mont’Alverne (contação de história)
Convidados
Marília Pirillo – escritora, ilustradora e uma apaixonada leitora e promotora de leitura que se dedica a contar histórias através de textos e imagens para leitores de todas as idades.
Mano Melo – Poeta e ator, roteirista para cinema e vídeo.
Claufe Rodrigues – Poeta e jornalista, com atuação marcante no cenário cultural carioca desde 1977. Autor de oito livros de poesia.
Jujuba e Ana – Músicos, atores, cantadores de histórias, pesquisadores da cultura popular e produtores artísticos.
Rogerinho
Rosana Mont’Alverne – Sócia-fundadora do Instituto Cultural Aletria (2005), que é editora especializada em literatura infantil e juvenil; escola de formação de contadores de histórias e produtora de eventos literários
Andrea Taubman – Escritora de Literatura Infantil e Juvenil; Palestrante, Tradutora e narradora bilíngue; contadora de histórias
Bruno Grossi / BEGÊ – Ilustrador e artista Plástico
Parceiros institucionais
Prefeitura Municipal de Tiradentes/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/ Secretaria de Educação
Fonte: LEAD Comunicação