Vereador de Ouro Preto defende auxílio financeiro para os atingidos pela chuva em Amarantina

Publicado: última atualização em 0 comment

No dia 18 de outubro, Ouro Preto sofreu com fortes chuvas, atingindo 519 pessoas na cidade, de acordo com dados da Defesa Civil. O distrito de Amarantina foi o mais atingido, com 111 casas atingidas e 381 pessoas desalojadas.

Em Cachoeira do Campo, foram 29 residências e 128 pessoas atingidas. Já em Antônio Pereira, foram duas casas e 10 pessoas. Porém, não houve desalojados nos dois distritos.

Prefeitura de Ouro Preto planeja auxílio para os atingidos pela chuva em Amarantina
Foto: Ane Souz / PMOP

Após duas semanas da tempestade que assolou distritos da cidade, os atingidos tentam recomeçar suas vidas. Muitas pessoas perderam móveis, eletrodomésticos, outra perdeu a casa inteira.

Ítalo Meira, morador de Amarantina, perdeu uma geladeira, um fogão, armários de cozinha e camas. Ele tem um filho de dois anos e precisou de algumas doações para conseguir manter a alimentação da criança.  

“Está tudo se encaixando na medida do possível. Conseguimos um sofá, uma televisão, um armário, um fogão, uma geladeira e uma cama de casal, mas estamos procurando uma caminha de criança e um tanquinho de lavar roupa. Mas graças a Deus estamos bem”, contou Ítalo ao Mais Minas.

Pensando nisso, o vereador Vander Leitoa apresentou na última terça-feira, 26 de outubro, uma Indicação pedindo à Prefeitura de Ouro Preto para que faça um estudo sobre a possibilidade da criação de um auxilio emergencial municipal para as famílias atingidas pela enchente no distrito de Amarantina.

O secretário de Governo de Ouro Preto, Felipe Guerra, disse ao Mais Minas que o poder Executivo vai estudar a possibilidade de criar um auxílio emergencial para os atingidos pela chuva.

“Esse fundo poderia ser tanto com esses recursos municipais quanto com os recursos de nível estadual e federal que estão para vir para Ouro Preto. Vamos estudar sobre esse fundo junto da Secretaria de Defesa Social, com o secretário Edvaldo, para que consigamos ajudar com plenitude essas famílias e com a maior transparência possível de investimento do poder público”, disse o secretário.

A Prefeitura de Ouro Preto decretou o estado de calamidade pública após a tragédia em Amarantina. As secretarias de Meio Ambiente, Defesa Social, Defesa Civil, Obras e de Governo apresentou uma documentação para que possam ajudar as famílias atingidas pela chuva.

“Nós já temos um bom entendimento com o Governo de Estado nesse sentido, vários deputados estiveram presentes aqui, estaduais e federais e viram de perto o tamanho da destruição que foi causado pelas fortes chuvas, principalmente em Amarantina. Estão todos sensibilizados e criaram uma grande força política para que Ouro Preto consiga esses recursos para conseguir ajudar da melhor maneira possível a reiniciarem, porque essas famílias perderam tudo, de fato”, disse o secretário de Governo de Ouro Preto, complementou Felipe.

Por fim, Felipe Guerra agradeceu as empresas que auxiliaram cedendo máquinas para atender a população atingida e as cidades vizinhas de Mariana e Itabirito, que ajudaram também com equipamentos e equipes de apoio.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS