Vereadores de Mariana (MG) requerem CPI para apurar Exposição Agropecuária

0 comment

Durante a 27ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 09, os vereadores Geraldo Sales de Souza “Bambu” (PDT), Deyvson Ribeiro (SD), Bruno Mol (MDB), Cristiano Silvas Vilas Boas (PT) e Antônio Marcos Ramos de Freitas “Tenente Freitas” (PHS) apresentaram o requerimento número 133/2019 para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo é apurar possíveis irregularidades nas últimas dez edições da Exposição Agropecuária – Expô Mariana realizadas no município e na edição da Festa Municipal Mariana Country.

Seguindo o Regimento Interno da Casa, o número de autores do requerimento é suficiente para que o procedimento investigatório seja instaurado pelo Legislativo. Nos próximos dias, serão divulgados os próximos passos da CPI, que contará com reuniões deliberativas, oitivas, captações de provas e apurações. O vereador Marcelo Macedo (PSDB) ressaltou a importância da CPI para esclarecimento de possíveis dúvidas. “Enquanto vereadores não nos furtaremos da responsabilidade de cumprir a função de fiscalizar, como representantes eleitos do povo marianense”, disse o edil.

Guardas Municipais – Entrou em votação, durante a reunião, o Substitutivo ao Projeto de Lei Complementar nº 44/2019, de autoria do Prefeito Municipal, que “dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Guardas Civis Municipais de Mariana”. Apesar das discussões, o vereador Geraldo Sales de Souza pediu vista (mais tempo para analisar o caso). Ele afirma que elaborou um requerimento ao Executivo pedindo relatório detalhado da receita corrente líquida para entender as questões relativas ao impacto financeiro e assim realizar o voto. “O nosso receio é que, ao aprovar um projeto, os outros sejam prejudicados. Então você traz benefícios e atende a uma categoria, em detrimento de outras”, ponderou o parlamentar. O vereador Antônio Marcos Ramos de Freitas, que também é Guarda Municipal, pondera que a categoria considerou o plano uma boa alternativa para o momento e, assim, “a expectativa é de que na próxima reunião o projeto seja aprovado, já que há a maioria de votos favoráveis declarados pelos vereadores”.

TV TOP Cultura – Atendendo ao requerimento número 107/2019, de autoria do vereador Juliano Duarte (Cidadania), participaram da reunião os representantes da TV TOP Cultura. O pedido, segundo o edil, foi motivado pelas informações sobre a possibilidade de encerramento das atividades da emissora. Um dos representantes da emissora, Virgílio Viana, diretor da Fundação de Educação, Artes e Cultura (Fundac), mantenedora da TOP Cultura, explicou o cenário de dificuldade financeira que, entre outros impactos, já reduziu de três para apenas uma a equipe de reportagem disponível para coberturas. “Anteriormente, as despesas da TOP Cultura eram justificadas como trabalho de assistência social e isso explicava a função filantrópica da associação, mas agora isso não é mais possível, o que torna praticamente insustentável sua manutenção, por falta de recursos para este fim”, ponderou o diretor.

O vereador requerente sugeriu requerimento conjunto dos parlamentares da Casa para o Executivo e que ações concretas de negociação possam ser tomadas a fim de evitar o fechamento. “É com muita preocupação que recebemos esta notícia. A TV TOP Cultura é uma grande parceira dos trabalhos legislativos, mas também da cultura e do esporte. Vamos solicitar ao Executivo que agilize a elaboração de uma carta convite para que possa ser feita uma parceria entre a prefeitura e a emissora para tentar minimizar os impactos negativos do canal”, destacou o edil.

Direitos das Pessoas com Deficiência – A Câmara aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 56/2019, que cria o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Também foi aprovado o PL nº 57/2019, que faz correções na Lei Municipal nº 3.238, de agosto de 2018, que criou o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência – COMPEDE.

* com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Mariana

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS