Vote para ajudar a escolher o nome da bebê gorila do zoo de BH

Publicado: última atualização em

Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.

Os gorilas Lou Lou e Leon, do zoológico de Belo Horizonte, tiveram uma filhinha há quatro meses atrás, mas a bebê ainda está sem nome. Por isso, alunos de escolas municipais da capital escolheram três nomes para serem votados: Anaya, Gimbya e Maisha.

A votação está disponível aqui e você pode votar quantas vezes quiser, até o dia 23 de outubro!

Os gorilas do zoológico de BH

Hoje, são três adultos na área dos gorilas: Leon, de 21 anos, que é macho e o mais velho; e as fêmeas Lou Lou, de 15 anos e Imbi, de 19. Leon e Lou Lou chegaram no zoo em 2013, e Imbi em 2011. Quando Imbi chegou,o gorila Idi Amin ainda estava vivo.

Agora, o zoo tem também os filhotinhos. O primeiro foi Sawidi, que nasceu em agosto de 2014. Ele é filho de Lou Lou. Depois, veio Jahari, que nasceu em setembro do mesmo ano. Em maio de 2017, veio Ayo. Ambos, filhos de Imbi.

Situação dos macacos no Brasil e no mundo

Uma grande parte dos primatas do mundo, em 439 espécies, entre gorilas, chimpanzés e gibões, correm algum risco de serem extintas, segundo dados do ano passado. Esse risco é mais eminente no Brasil, com 102 espécies; Madagascar, com 100; Indonésia, com 48 e República Democrática do Congo, com 36. Pois são os quatro países com maior biodiversidade.

Cerca de 60% dessas espécies estão ameaçadas de extinção em algum grau: vulnerável, ameaças ou criticamente ameaçadas. Tudo devido a ações humanas.

Na época desses dados, em agosto de 2018, a situação era mais crítica em Madagascar, com cerca de 90% de sua fauna de primatas ameaçada de extinção, seguida da Indonésia, com 83%, Brasil, com 39% e Congo, com 17%.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS