Conheça o jogador de Ouro Preto “Campeão dos Campeões” com o Atlético

O Atlético pleiteia na Confederação Brasileira do Futebol (CBF) o reconhecimento do título de Campeão dos Campeões, de 1937, como uma conquista do Campeonato Brasileiro, já que foi a primeira competição nacional entre clubes do país.

Mas existe uma história dentro dessa campanha do século passado que liga o clube de Belo Horizonte com a cidade de Ouro Preto.

Entre os jogadores que fizeram parte dessa conquista histórica, estava Alcindo de Souza Alves, também conhecido como “Peitão”.

Ele era nasceu na Rua Conselheiro Quintiliano, no Bairro Lages, em 1907 (um ano antes do clube), em Ouro Preto.

Alcindo iniciou a carreira no Tiradentes Foot Ball, de Ouro Preto. Depois, atuou em Itabirito e pelo extinto Retiro Esporte Clube, de Nova Lima.

Então, foi convidado para jogar pelo Atlético, em 1936.

A estreia do ouro-pretano no alvinegro da capital foi em setembro daquele ano, com a vitória por 4 a 0 sobre o seu ex-clube de Nova Lima.

Alcindo, então, participou das conquistas dos estaduais de 1936, 1938, 1939, 1941 e 1942, além da Copa dos Campeões.

Após encerrar a carreira de jogador, em 1942, “Peitão” foi trabalhar como funcionário do clube, no cargo de diretor de concentração.

De acordo com Virgílio, Alcindo saiu do Atlético em 1947 para trabalhar como auxiliar técnico no Metaluzina Esporte Clube, em Barão de Cocais, onde também chegou a assumir o comando técnico.

Alcindo teve quatro filhos, morou em Barão de Cocais durante 22 anos, até se aposentar e voltar para Ouro Preto, onde viveu até o dia de sua morte, em 1978, de parada cardíaca causada por uma pneumonia.