Nem Vinícius Júnior, nem Lucas Moura, muito menos Douglas Costa. O ponta Willian foi convocado para substituir Neymar, lesionado, na Copa América. Portanto, o jogador do Chelsea irá assumir a camisa 10, deixada vaga pelo craque do PSG.
A decisão foi no mínimo surpreendente, já que Willian não fez boa temporada pelo Chelsea, sendo reserva na maior parte dela. O ponta também não vinha sendo convocado nas últimas listas de Tite, sendo preterido por atletas como Felipe Anderson e Vinícius Júnior. O Mais Minas fez, inclusive, uma matéria onde listamos os principais candidatos a vaga deixada por Neymar e o nome do atleta do Chelsea nem constava nas opções.
Na última temporada Willian fez 56 jogos pelo Chelsea, marcando oito gols e dando 14 assistências. Apesar dos bons números, o protagonismo do jogador caiu muito e ele foi reserva na maior parte dos jogos. O jogador inclusive ficou no banco na final da Europa League, conquistada pelo seu clube, no dia 29 de maio. Na ocasião, entrou no segundo tempo. Sendo assim, não parecia ser um nome a ser considerado para disputar a Copa América.
Histórico
Willian tem 70 convocações para a Seleção Brasileira. O jogador participou de 65 jogos e marcou oito gols com a amarelinha. O novo camisa 10 se junta ao grupo na manhã de sábado, em Porto Alegre, onde a Seleção enfrentará Honduras. Este será o último amistoso antes da Copa América, sendo portanto, a última chance de Tite testar o time. A partida será disputada no domingo, às 16, no Estádio Beira-Rio.
Repercussão
A torcida brasileira parece não ter gostado muito da escolha de Tite de convocar Willian para a vaga de Neymar. Veja alguns tweets sobre o assunto:
Willian é bom jogador, obviamente. Gosto dele! Personagem de meu épico tweet “Coragem, Felipão“ de 2014. Mas… chamá-lo hoje… foi a convocação mais picolé de chuchu que o Tite poderia fazer!
— André Rizek (@andrizek) June 7, 2019
Willian.
Que renovação incrível da seleção brasileira. Escolha que seria justificada se o próprio viesse de grande temporada. Mas não, NEM PERTO disso. Até hoje no aguardo da coerência que o Tite prometeu…
— Igor Affonso (@IgorAffonso) June 7, 2019
Vinicius Junior: 18 anos, ganhou a titularidade do Real Madrid, voando, fazendo gols e dando assistências.
Lucas Moura: 16 gols na temporada, hat-trick que levou o Tottenham a final da Champions.
Willian: 6 gols na temporada, reserva no Chelsea.
Advinha quem o Tite convocou? pic.twitter.com/daDlkGRTQ6
— Planeta da Bola (@planetadabolabr) June 7, 2019
Willian não vive sua melhor fase nem no Chelsea. A sua convocação HOJE é tão bizarra quanto o trabalho que o técnico da seleção vem fazendo, principalmente pelas suas escolhas e pelos critérios – que não existem.
Tite caminha para o mesmo fim de Dunga – o que será merecido. pic.twitter.com/Lfv2IuQa3G
— De Primeira (@blogdeprimeira_) June 7, 2019