10 Benefícios do Guaraná (e efeitos colaterais)

Por Elis Bohrer
0 comment

O guaraná é uma planta brasileira nativa da bacia amazônica. Também conhecida como Paullinia cupana, é uma planta trepadeira valorizada por seus frutos.

10 Benefícios do Guaraná (e efeitos colaterais)

Um fruto maduro de guaraná é do tamanho de uma baga de café. Assemelha-se ao olho humano, com uma concha vermelha envolvendo uma semente preta coberta por um arilo branco.

O extrato de guaraná é feito processando as sementes em pó.

A planta contém uma gama impressionante de estimulantes, como cafeína, teofilina e teobromina. O guaraná também possui antioxidantes, como taninos, saponinas e catequinas.

Hoje, 70% do guaraná produzido é utilizado pela indústria de bebidas em refrigerantes e energéticos, enquanto os 30% restantes são transformados em pó.

Aqui estão 10 benefícios do guaraná, todos apoiados pela ciência.

1. Rico em Antioxidantes

O guaraná é carregado com compostos que possuem propriedades antioxidantes. Estes incluem cafeína, teobromina, taninos, saponinas e catequinas.

De fato, o guaraná tem um perfil antioxidante semelhante ao do chá verde.

Os antioxidantes são importantes porque neutralizam moléculas potencialmente nocivas chamadas radicais livres. Essas moléculas podem interagir com partes de suas células e causar danos ligados ao envelhecimento, doenças cardíacas, cânceres e outras doenças.

Estudos em tubo de ensaio descobriram que as propriedades antioxidantes do guaraná podem combater o crescimento de células cancerígenas e reduzir o risco de doenças cardíacas e envelhecimento da pele.

2. Pode reduzir a fadiga e melhorar o foco

O guaraná é mais conhecido como ingrediente de bebidas energéticas populares. É uma excelente fonte de cafeína , que ajuda a manter o foco e a energia mental.

De fato, as sementes de guaraná podem conter quatro a seis vezes mais cafeína do que os grãos de café. A cafeína funciona bloqueando os efeitos da adenosina, um composto que ajuda o cérebro a relaxar. Liga-se aos receptores de adenosina, impedindo-os de serem ativados.

Um estudo descobriu que as pessoas que tomaram um suplemento vitamínico contendo guaraná se sentiram menos cansadas ao completar vários testes, em comparação com aquelas que tomaram um placebo.

Curiosamente, estudos também mostram que o guaraná pode reduzir a fadiga mental devido ao tratamento do câncer, sem efeitos colaterais significativos.

3. Pode ajudá-lo a aprender melhor

A pesquisa mostrou que o guaraná pode melhorar sua capacidade de aprender e lembrar.

Um estudo analisou os efeitos de diferentes doses de guaraná no humor e no aprendizado. Os participantes não receberam guaraná, 37,5 mg, 75 mg, 150 mg ou 300 mg.

As pessoas que receberam 37,5 mg ou 75 mg de guaraná obtiveram as pontuações mais altas nos testes. Como baixas doses de guaraná fornecem baixas doses de cafeína, acredita-se que outros compostos do guaraná além da cafeína possam ser parcialmente responsáveis.

Outro estudo comparou o guaraná ao ginseng , outro composto estimulante do cérebro.

Embora tanto o guaraná quanto o ginseng tenham melhorado a memória e o desempenho nos testes, as pessoas que receberam guaraná prestaram mais atenção às suas tarefas e as concluíram mais rapidamente.

Além disso, estudos em animais mostraram que o guaraná pode melhorar a memória.

4. Pode promover a perda de peso

A obesidade é uma preocupação crescente, pois tem sido associada a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer.

Curiosamente, o guaraná pode ter propriedades que ajudam a promover a perda de peso .

Primeiro, o guaraná é uma rica fonte de cafeína, que pode aumentar seu metabolismo em 3 a 11% em 12 horas. Um metabolismo mais rápido significa que seu corpo queima mais calorias em repouso.

Além disso, estudos em tubo de ensaio descobriram que o guaraná pode suprimir genes que auxiliam na produção de células adiposas e promover genes que a retardam.

No entanto, os efeitos do guaraná na produção de células de gordura em humanos permanecem obscuros.

5. Pode Aliviar a Diarreia Crônica e Tratar a Constipação

O guaraná é usado há séculos como um tônico estomacal natural para tratar problemas digestivos como diarreia crônica e constipação.

Pode ter propriedades antidiarreicas porque é rico em taninos ou antioxidantes à base de plantas.

Os taninos são conhecidos por sua adstringência, o que significa que podem ligar e contrair o tecido. Isso permite que os taninos impermeabilizem as paredes do trato digestivo, restringindo a quantidade de água secretada em seus intestinos.

Por outro lado, o guaraná é rico em cafeína, que pode atuar como um laxante natural .

A cafeína estimula o peristaltismo, um processo que ativa as contrações nos músculos do intestino e do cólon. Isso pode aliviar a constipação empurrando o conteúdo para o reto.

Baixas doses de guaraná não fornecem muita cafeína, por isso é mais provável que tenham um efeito antidiarreico. Altas doses fornecem mais cafeína e podem ter efeitos laxantes.

Veja os outros cinco benefícios no artigo original, disponível no site da Health.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS