DatasNotícias

26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas

Média de 243 milhões de pessoas no mundo usam drogas ilícitas e Brasil já foi o segundo maior consumidor de substâncias entorpecentes.

A data de hoje (26), foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas ou Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. Data foi definida em Assembléia Geral da ONU através da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1987.
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Drogas da ONU, 5% da população mundial entre 15 e 64 anos, ou seja, uma média de 243 milhões de pessoas, usam drogas ilícitas. Além disso, há um média de 27 milhões de pessoas que consomem regularmente ou que apresentam distúrbios ou dependência provocadas pelo uso. Ou seja, cerca de uma a cada 200 pessoas.
No Brasil, o consumo de drogas se tornou uma questão de saúde pública. Em 2012, o país era o segundo maior consumidor de substâncias entorpecentes. O país perdia apenas para os Estados Unidos, segundo dados retirados no segundo Relatório Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Afim de combater essa realidade, essa semana, em diversas partes do país está acontecendo ações que visam prevenir e combater o uso de substâncias ilícitas e abuso do álcool.
Dentre as ações, o  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) também é um dos mecanismos encontrados para o combate e prevenção do uso de narcóticos. E consiste num esforço continuo entre Polícia Militar, escolas e familiares para contribuir na formação de jovens longe do uso de drogas.
26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas.
Crédito da Imagem: PMMG

Ouro Preto

Em Ouro Preto para o Dia Internacional de Combate às Drogas, o 52º Batalhão da Polícia Militar de Ouro Preto vai participar de uma roda de conversa com estudantes. Dessa forma, a atividade vai acontecer hoje (26), na Escola Estadual Dom Pedro II. Com o tema “Juventude e Responsabilidade”, essa é a terceira ação promovida na semana.
O primeiro bate-papo aconteceu na segunda-feira (24), e contou com a participação de 80 estudantes. Igualmente, também foram desenvolvidas ações na tarde de ontem (25). As rodas de conversa estão sendo promovidas junto à Rede Cidadã e integram a programação da “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, em Ouro Preto.
O responsável por conduzir a primeira palestra foi o policial Cabo PM Davison Celino. Ele é instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD) do 52º Batalhão. Entretanto, a conversa de ontem foi conduzida pelo Sargento Juliano. Ele também é instrutor do PROERD e assume as atividades de hoje.
26 de junho: Dia Internacional de Combate às Drogas.
52° BPM junto à estudantes para a realização da programação da “Semana estadual de combate às Drogas”. Crédito da Imagem: PMMG

Deixe seu comentário

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: