Menu

5 coisas para fazer durante as últimas semanas da gestação

03/01/2020 às 15:25
Tempo de leitura
5 min

Finalmente chegou o último mês ou últimas semana de gestação, todos estão ansiosos pela chegada do bebê, as emoções estão afloradas, e você mamãe, pode estar pensando sobre o que fazer agora.

Enxoval pronto, quarto pronto, só resta agora esperar a cegonha apitar? Nãão!! Ainda tem muita coisa que você mamãe, pode fazer ao longo deste últimos dias em que seu ou sua bebê estará dentro de você.

5 coisas para fazer durante as ultimas semanas da gestação

Alguém já te falou que durante os primeiros meses de vida do bebê as mamadas são em demanda livre? Isso significa que o bebê recém nascido pode e deve mamar a qualquer hora, quando quiser e o quanto quiser, logo, você é se torna a principal provedora do alimento do seu filho, que será o leite materno.

Então, aquelas 8 horas dormidas a noite inteira, você vai esquecer durante um tempo. Aproveite este último mês de gestação para descansar e se preparar para a empreitada, que pode durar de 4 meses á 1 ano, depende da rotina que você vai criar com o seu bebê neste primeiro ciclo.

No entanto, é como eu sempre escrevo aqui, comece a enxergar a vida como estações, o fato de que você estará integralmente entregue ao seu bebê (de corpo e alma), não significa que isso seja pra sempre, é uma fase, o primeiro ciclo da vida de um pequeno ser humano que depende único e exclusivamente dos pais para sobreviver nesta fase que é linda, porém difícil pra ele (a) também.

Durma, durma bastante, descanse a mente, limpe os pensamentos, mentalize coisas boas, emane boas energias para o seu bebê!

2 – Últimos detalhes 

Se você ainda não terminou de arrumar o ninho do seu filhote, não precisa desesperar, pela lei natural do seu corpo, ainda te restam 4 semaninhas para cuidar dos últimos detalhes.

É claro que você não pode sair por aí carregando baldes de roupas, por favor, não faça isso, não carregue peso, mas, você pode cuidar da decoração do quarto do bebê (ou seu quarto) por exemplo, adquirir aquele bibelô que você tanto queria, ou a saída maternidade, ou simplesmente dobrar as roupinhas e deixar tudo o mais organizado o possível para tornar os primeiros dias mais fáceis para vocês poderem se curtir.

O papai também pode entrara nessa!

Chame o papai te ajudar nas tarefas mais pesadas, e juntos vocês podem curtir a gestação e  sonhar com o rosto do novo membro da família.

3 – Estoque de comida saudável

Quando o bebê chegar, finalmente, todos poderão conhecê-lo e as pessoas mais próxima (seja o pai ou quem você morar junto), provavelmente vai querer ficar ali grudado com você e a criança, muitas vezes até para ajudar a carregar uma banheira, pois é provável que você esteja com pontos devido ao parto, ou a pessoa queira estar perto mesmo, apenas para fazer parte do momento. Por, isso, ninguém vai querer ficar indo ao mercado fazer compra, pelo menos neste primeiro momento (dias).

Aproveite estes últimos dias de gestação para estocar comida saudável, nas primeiras semanas, é possível que você mamãe não tenha disposição para cozinhar toda hora. Então a dica aqui é, não abuse dos fast foods entregues pode delivery, quando for preparar alguma coisa, faça uma porção dobrada de forma que já fique pronto para a próxima refeição, você pode guardar os alimentos no freezer e depois basta descongelar e aquecer.

4 – Deixe as mensagens prontas

O mundo de hoje já é virtual, a maioria das pessoas gostam de contar aos familiares e amigos as coisas boas que acontecem, a chegada de um bebê sem dúvida é um acontecimento muito importante que provavelmente você vai querer contar pra todos.

Ao invés de criar as mensagens da hora, que tal já deixar tudo pronto? Aquele textão, ou textinho no Instagram ou Facebook, pode ser feito antes, até porque, com o nascimento da criança, pode não sobrar tempo para você criar algo legal.

Mensagens para serem enviadas ás pessoas também podem ser criadas antes, deixe tudo prontinho ainda na gestação para depois só anexar a foto (caso deseje) e enviar!!

5 – Para quem já tem um filho mais velho 

Aproveite estes últimos momentos para cobrir seu primogênito (a) de carinho e amor. Com a chegada do bebê ele pode se sentir deixado de lado, e chegar a ficar com ciúmes o que é normal, pois, agora ele vai ter que dividir as atenções com o novo (a) irmãozinho (a).

Organize também a vida dele (a), comece a se perguntar:  quem vai ficar com ela (e) na sua ausência? E nos 3 primeiros dias, vai ter alguém ali para ajuda-la (o), além de você? Organize isso, para não ficar estressada e/ou correr o risco de deixar seus ou filhote de qualquer jeito.

COMENTÁRIOS