Estação de Engenheiro Corrêa

Cinomose Canina

Rodolpho Bohrer

A Cinomose canina ainda é uma doença pouco conhecida da população, apesar de tão séria.

É uma doença altamente contagiosa entre cães, porém não se estende ao contágio de seres humanos.

É causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus), altamente resistente em locais secos e frios, mas também em ambientes quentes e úmidos.

Acomete principalmente filhotes, podendo também atingir cães já adultos que não receberam vacinação necessária ou se encontram em estado de imunidade baixa.

- PUBLICIDADE -
Ad image

Sua transmissão se dá pelo contato direto com os cães contaminados ou objetos, alimentos e ambientes que estiveram em contato com o vírus, sendo sua principal forma de contágio direto através de secreções oriundas do nariz e boca do animal.

O animal, após ser infectado, pode apresentar sintomas como febre, vômito, diarreia, falta de apetite, apatia, corrimento nasal e ocular, entre outros.

Esses sintomas podem desaparecer em até dois dias, o que acaba transmitindo uma realidade não preocupante, mas que é um dos grandes agravantes da doença, já que tarda na busca pelo tratamento.

Mais adiante, esses sintomas retornam de forma mais intensa, de acordo com o nível de imunidade do animal.

É importante salientar que os sintomas podem variar de animal para animal.

Diagnóstico da Cinomose Canina O diagnóstico se dá através de exames laboratoriais, e após confirmação inicia-se o tratamento com as medicações receitadas pelo veterinário responsável.

A gravidade da doença se dá pela sua alta taxa de mortalidade, sendo que apenas 15% dos cães sobrevivem, e muitos deles com sequelas que carregarão pelo restante da vida.

É preciso que a população seja conscientizada a respeito da gravidade dessa doença, priorizando a prevenção, que é a melhor saída para acabar com essa doença, já que seu tratamento é árduo tanto para o cão, quanto para o tutor.

VACINE REGULARMENTE SEU CÃO!

Leita também:

Cantinho da Adoção Guarda Responsável

Compartilhar essa notícia
SEGUIR:
Diretor geral, graduando de jornalismo e redator de cidades e política.