O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – CRMMG tem novos representantes na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
São dez médicos que já estão atuando como delegados metropolitanos, em cinco cidades: Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Nova Lima e Vespasiano. “Vimos que a região metropolitana de BH precisava de uma atenção especial.
Hoje, temos um número bem maior de médicos e estamos trabalhando para também ampliar nossa atuação.
Com os delegados designados, o conselho poderá atender cada município de forma mais efetiva”, explica a presidente do CRMMG, Cláudia Navarro.
Cada município receberá dois delegados, um efetivo e um adjunto.
Atuação A principal função do delegado metropolitano é representar a entidade no município onde atua. “Eles não fazem parte do corpo de conselheiros do CRMMG, mas são nossos olhos e ouvidos nesses locais.
Eles chegam como um reforço para nossas atividades”, diz Cláudia Navarro.
Entre as atuações, os delegados:
Fiscalizam o exercício da profissão e o funcionamento das organizações de serviços de saúde – privadas ou particulares; Denunciam o exercício ilegal da medicina; Promovem encontros e debates entre médicos locais, bem como reuniões com as comissões de ética médica dos hospitais; Mediam conflitosque envolvam os médicos em sua jurisdição; Acompanham ações de fiscalização do CRMMG no município.
“Essas delegacias metropolitanas estão diretamente vinculadas à sede do CRMMG em BH, e utilizam os serviços existentes na sede”, explica Cláudia Navarro. “Com essa novidade, esperamos conquistar maior agilidade, comodidade e qualidade no atendimento aos médicos e à sociedade”, sintetiza.
Veja também: Campanha de vacinação contra gripe ocorrerá em março de 2020