Atualmente uma das novas exigências de quem pretende ingressar no mercado de trabalho é ter em mãos um portfólio para chamar de seu.
O documento é tão importante quanto, senão mais que o currículo comum, isso porque no portfólio é possível exibir seus trabalhos já elaborados para futuros clientes ou para o contratante.
Ter um bom portfólio pode ser a garantia que você precisa para conquistar a tão sonhada vaga.
Mas, você sabe como elaborar um?
Não, pois neste artigo vamos te mostrar como fazer um portfólio da Unopar, trazendo dicas e sugestões para tornar a tarefa ainda mais fácil e simplória.
Você Tem Aproveitado Seu Tempo Corretamente Na Quarentena?
Ao perguntar isso a dez pessoas, pelo menos seis delas responderam que não.
Não, tem aproveitado o tempo corretamente no isolamento social ao qual fomos obrigados a nos manter, devido a pandemia do Covid-19.
Na verdade, como muitos não esperavam ter de passar por essa situação, não se programaram adequadamente.
Contudo, ainda é tempo de recuperar o tempo perdido!
Que tal começar, com o planejamento e organização do seu portfólio?
Organizando os projetos e artigos científicos no portfólio além de você ter seu trabalho sempre à postos caso haja alguma necessidade, é também uma chance de expor seu trabalho a futuros clientes e até mesmo contratantes.
Principalmente para quem é das áreas de arquitetura, design e outras, ter um portfólio é um diferencial para esses profissionais.
Entretanto, não se resume só a eles, jornalistas, redatores, fotógrafos, médicos e muitos outros mais.
Até mesmo estudantes podem e devem elaborar portfólios acadêmicos para organizar seus trabalhos escolares.
Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, no caso de ambientes educacionais.
O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio.
Como já deve ter ficado claro, o portfólio é um instrumento muito importante.
Sendo assim, que tal aproveitar o tempinho extra da quarentena para elaborar ou modificar o seu?
Seja para atualizar com novos projetos, seja para modificar e melhorar os já existentes, essa é uma excelente atividade para ser realizada.
Não perca tempo, comece logo o seu.
E Qual a Composição do Portfólio da Unopar?
Bem, agora que já esclarecemos sobre a importância de elaborar um portfólio, e o que seria o portfólio, nada melhor que irmos direto ao ponto e mostrarmos como elaborar, e qual seria a estrutura do portfólio da Unopar.
O portfólio, como já ficou claro, é composto pelos seus trabalhos elaborados, ou até mesmo com seus projetos e textos escolares, no caso do portfólio acadêmico.
A composição do portfólio seria:
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAISComo a capa, a qual contém elementos identificatórios, como nome do autor, caso seja um trabalho escolar terá o nome da instituição de ensino, do professor, do curso e da matéria, além do local e do ano.
ELEMENTOS TEXTUAISAqui é onde se encaixa o corpo do texto em si, onde deverá vir todas as suas experiências, seja em ordem cronológica, ou na sua ordem de preferência, como do mais recente trabalho para o mais antigo.
ELEMENTOS PÓS-TEXTUAISEsse espaço é reservado para as referências que você utilizou ao longo da elaboração do documento, se você leu alguma obra que indicava como elaborar o documento, ou até mesmo uma ideia é caso queira preencher o espaço com recomendações de clientes anteriores.
Bem, caso você não consiga elaborar o portfólio sozinho, poderá contar com a ajuda dos profissionais do MyStudybay, nessa plataforma você encontrará profissionais qualificados e aptos a te auxiliar com suas dúvidas e necessidades.
Dicas Finais Para o Portfólio
Por fim, separamos algumas dicas para você elaborar um excelente portfólio, vejamos:
Não deixe de elaborar um portfólio, ele poderá ser um instrumento de trabalho muito útil;
Antes de iniciar a elaboração, separe seus melhores trabalhos que você gostaria de exibir, tenha em mente que o portfólio nada mais é do que uma vitrine;
Caso o projeto seja muito grande, resuma as principais partes.
Bem, esperamos que tenham apreciado as nossas dicas e sugestões.
Boa sorte, aproveite o tempo extra livre para dar início ao seu projeto ou para modificar aquele portfólio que há anos não vê uma atualização.
Um abraço e até a próxima.