Roteiro de Minas completa programação do Festival de Cinema de Diamantina

Por Redação Mais Minas
Roteiro de Minas completa programação do Festival de Cinema de Diamantina

Uma explosão de arte, cultura e diversidade está prestes a ocupar as ladeiras históricas da famosa Diamantina, importante polo cultural e turístico do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. A cidade recebe entre os dias 19 e 22 de abril o Festival de Cinema de Diamantina – uma realização do Festival de História (fHist) – e no encerramento da festividade, o projeto Roteiro de Minas prepara um dia de programação envolvendo música, dança e a culinária.

No sábado, 22 de abril, entre 16h e 23h, o Roteiro de Minas toma a Rua da Quitanda, no Centro do município, com programação gratuita e vasta. A participação é livre e não carece de inscrição para poder aproveitar a intensa lista de atividades e atrações que estarão disponíveis.

Em parceria com o Festival de Cinema de Diamantina, uma realização do Festival de História (fHist), o Roteiro de Minas busca a solidificação da cultura local, através dos arquétipos e personagens regionais para a construção de sua narrativa. Ao menos é este o objetivo assinalado por Alfredo Henrique, diretor da Result Gestão, empresa responsável pela produção do projeto.

“Diamantina é uma joia de Minas Gerais. Suas histórias, sua cultura, suas belas paisagens e toda sua diversidade gastronômica, enraizada nas prateleiras mineiras, são motivo para apreciação. E o nosso objetivo é usar de todo esse emaranhado para poder levar um pouco de felicidade aos moradores e visitantes de Diamantina, através de seus próprios artistas e seu próprio povo”, explica.

Para cumprir esse papel, a equipe de produção prepara uma lista de apresentações que inclui show com a cantora Joyce Santos, e seu repertório de músicas brasileiras de diferentes estilos, além de um show com a JK Jazz Band, apresentando grandes clássicos do jazz. O projeto prepara ainda uma atração surpresa para completar o line up.

Não bastasse, o Roteiro de Minas ainda assume o compromisso de valorizar a gastronomia local. Para esta missão, serão disponibilizadas duas oficinas gastronômicas, nas quais dois chefs de cozinha de restaurantes da cidade ensinarão ao público o modo de preparo de dois pratos típicos da região. Na ocasião, os chefes mostram todo o modo de preparo e atendem as dúvidas dos participantes sobre os pratos escolhidos e também sobre a culinária de Minas Gerais.

“Nossa atenção a gastronomia é enorme porque sabemos da relevância disto para a identidade de Minas Gerais. Quem visita nosso estado é certo que jamais esquece a comida daqui. Queremos passar um pouco dessa relação para as pessoas. Queremos que elas entendam mais deste tesouro”, argumenta Alfredo.

Todas as ações serão gratuitas e acontecem abertamente em praças famosas de cada cidade, com estrutura para atender o público PCD. Antes de Diamantina, o Roteiro de Minas passou pela cidade de Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais, e foi um sucesso de público e aceitação pelos participantes.

O Roteiro de Minas é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recebe patrocínio da Cemig e Governo de Minas Gerais. Acontece em parceria com Festival de Cinema de Diamantina e o fHist, com apoio da Band Minas, Prefeitura de Diamantina, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio. Tem apoio cultural da Pomar, produção da Result e realização do Roteiro de Minas e Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Programação:

Roteiro de Minas – Festival de Cinema de Diamantina

19/04 – Quarta feira

19:30 – Abertura + sessão do curta realizado na oficina

20:00 – Sessão do longa metragem: O índio cor de rosa contra a fera invisível – a peleja de Noel Nutels (71 minutos) de Tiago Carvalho

20/04 – Quinta feira

09:00 – Sessão infantil

10:00 – Sessão do longa Em busca de telas amigáveis (80 minutos) de Igor Amin seguida de debate e do lançamento do livro Como Educar As Crianças no Mundo das Telas?

13:00 – Sessão de curtas-metragens Existências seguida de debate

14:00 – Sessão de curtas Pão de queijo seguida de debate

16:00 – Sessão do longa-metragem Alan (92 minutos) de Diego e Daniel Lisboa

18:30 – Sessão do longa-metragem Cambaúba (67 minutos) de Cris Ventura.

20:30 – Sessão de curtas-metragens Penumbra seguida de debate “

21/04 – Sexta feira

10:00 – Sessão de curtas-metragens Existências seguida de debate

11:00 – Sessão de curtas-metragens Luz Misteriosa seguida de debate

14:00 – Sessão de curtas-metragens Viveres: seguida de debate

16:00 – Sessão do longa-metragem Fazendinha (99 minutos) de Marina Nobel.

18:00 – Sessão do longa-metragem O dia da posse (70 minutos) de Allan Ribeiro

20:00 – Sessão do longa-metragem Cerveja no escuro (85 minutos) de Tiago A. Neves”

22/04 – Sábado

10:00 – Sessão de curtas-metragens Lutas: seguida de debate

12:00 – Lançamento Livro do fHist Histórias para não esquecer: 200 vidas mineiras

14:00 – Sessão de curtas-metragens Documentos da barbárie, letras de navalha seguida de debate

14:00 – Oficinas Culinarias

16:00 – Sessão do longa-metragem A filha do palhaço (107 minutos) de Pedro Diógenes

16:00 – Início do Evento
17:00 – Show Joyce Santos (@joyasantos)

18:30 – Cerimônia de encerramento e premiação

19:00 – Show Banda Tutu com Tacacá (@tutucomtacaca)

21:00 – Show banda JK Jazz Band (@JK Jazz Band)

Serviço:

Roteiro de Minas

Local: Rua da Quitanda – Centro de Diamantina

Data: sábado, 22 de abril

Horário: 16h às 23h

Entrada franca

Fonte: Naves Coelho Comunicação

leia também:

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS