Começa, nesta quarta-feira (10), a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, doença causada pelo vírus Influenza A.
A Secretaria de Saúde da cidade de Mariana pretende imunizar 16 mil pessoas durante a ação, que durará até o dia 31 de maio.
O público alvo da campanha é diverso e é imprescindível que todos dentro dos grupos selecionados sejam imunizados.
Veja quem deve ser vacinado: – Pessoas com 60 anos ou mais de idade; – Crianças de seis meses a menores de seis anos; – Gestantes; – Mães no pós parto (até 45 dias); – Detentos e funcionários do sistema prisional; – Trabalhadores de saúde e professores dos setores públicos ou privados; – Povos indígenas; – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou que tenham qualquer outra condição clínica (indispensável a apresentação de laudo médico). Para ser vacinado é preciso estar portando o Cartão de Vacina. (Foto: Prefeitura Municipal de Mariana / Site Oficial) Mudanças na vacina O Ministério da Saúde lançou nota sobre a campanha desse ano e tratou de ressaltar no comunicado que houve alteração de duas cepas (Por definição, em biologia, cepa se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas ou fisiológicas) na vacina.
Tal mudança na composição implica que o público alvo da vacina receba nova dose esse ano, mesmo que já tenham sido previamente imunizados. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza com cepas 2018, pois não tem a mesma composição da vacina de 2019, o que faz com que não seja eficaz para proteção”, diz a nota.
Postos de vacinação em Mariana – Central de Imunização (R.
Santa Cruz, 368 – Barro Preto): de segunda a sexta, de 7h30 às 16h; – ESF Cabanas (R.
Diamantina, 260 – Cabanas): de segunda a sexta, de 7h30 às 16h; – ESF Passagem (Praça Capitão Lúcio, 100 – Passagem de Mariana): de quarta a sexta, de 8h às 11h.
A campanha promove também o Dia de Mobilização Nacional, também chamado de Dia D, em 4 de maio, de 8h às 16h, nas ESF’s Santo Antônio e Rosário, além das unidades que já estão acontecendo a vacinação.
Para mais informações, entre em contato com a Central de Vacina através do número 3558-2062.