Menu

Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços retorna às ruas de Mariana (MG) com mais de 100 palhaços

De 13 a 16 de outubro, mais de 30 trupes nacionais e internacionais entram em cena
26/09/2022 às 21:00
Tempo de leitura
6 min
Cobertura do Circovolante 2019 feita pelo Mais Minas - Foto: Arquivo/Mais Minas
Cobertura do Circovolante 2019 feita pelo Mais Minas - Foto: Arquivo/Mais Minas

A arte da palhaçaria volta às praças e centro histórico da cidade de Mariana – MG com o Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços. Entre os dias 13 a 16 de outubro, o público recebe cerca de 30 atrações e mais de 100 palhaços de várias partes do Brasil e de outros países nas ruas da cidade histórica, onde milhares de pessoas se reúnem para rir, chorar e se emocionar por completo com as apresentações gratuitas do festival. Será a volta do evento ao formato presencial, tão aguardada pela cidade e por turistas.

Para Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento, este ano o Encontro tem um sabor especial. “Estamos com uma grande expectativa pós-pandemia, depois de três anos sem realizar o evento. É um momento importante não só para o Circovolante e para os palhaços, mas principalmente para a cidade de Mariana. A cidade nos pede pela realização desse encontro e ao confirmar é uma felicidade geral. A cada pessoa que comunicamos a alegria vem aos olhos, isso é algo revigorante. Esta edição será mais que um encontro, será um reencontro entre os palhaços e também da cidade com essa alegria, com a palhaçaria e as pessoas na rua festejando novamente”, compartilha.

A homenageada do Circovolante – 12º Encontro de Palhaços é Jojoba, a palhaça de Jô Alves, que iniciou sua carreira com o Grupo Stronzo junto aos fundadores do Circovolante, Xisto Siman e João Pinheiro, em 1992. Em 2000 fundou o Clube Osquindô e a Cia. Lunática junto com Toninho Caiero, se dedicando às artes para a infância, à música e à palhaçaria. “Começamos essa história juntos. Já homenageamos palhaços de muitas trupes, outros países. E agora olhamos pra perto e com 30 anos de carreira, conhecida e amada por todos, não há escolha melhor”, ressalta Siman.

Para Jô Alves, ser a homenageada do Encontro é “algo que não consigo nem expressar em palavras. Eu vi o evento nascer e crescer, é um presente pra cidade, pro público e pros palhaços que respiram essa alegria pulsante e contagiante. É um abraço que faz cócegas na alma. O Encontro é uma experiência completa que transforma a cidade em um enorme picadeiro e todo mundo é o protagonista dessa festa”, ressalta.

Nesta edição, a palhaça Jojoba marca a programação com várias participações, com música, dança, pernas de pau no cortejo, além de apresentação com amigos palhaços no Cabaré e onde mais tiver alegria para compartilhar. “A arte, o circo, o palhaço nos enche de humanidade e o momento que vivemos, que o mundo inteiro está passando, a gente precisa disso, de se desarmar e viver essa alegria e transformação”. 

Os quatro dias de evento contam com a presença de trupes argentinas como Sara Peper, Palhaço Tomate e Laguz; a colombiana Família Barmu e brasileiras de várias localidades como a Turma do Biribinha (AL), Irmãs Cola, Cia Suno, MB Circo, de São Paulo, Duo Morales, Teattro de Anônimo, do Rio de Janeiro, e, claro, várias trupes de Minas Gerais.  Dedé Santana, homenageado da terceira edição, está sempre presente e vai abrir o 12° Encontro Internacional de Palhaços.

Há mais de 10 anos o Circovolante é responsável por descentralizar a realização de eventos desse porte e cumpre um importante papel de valorizar a arte do circo e da palhaçaria, levando para as ruas momentos únicos de lazer, diversão e alegria, onde o público comparece e compartilha risadas. Na última edição foram mais de 10 mil pessoas nos quatro dias de evento.

O Circovolante – 12º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante, Circo Paratodos e Ponto de Cultura Circovolante – Casa do Palhaço. Tem apoio da Prefeitura de Mariana, Fundação Renova e Cedro Mineração e parceria da Sociedade do Riso, MarianaTur e Passagem – Distrito Criativo.  

  • SERVIÇOS:
  • Circovolante – 12° Encontro Internacional de Palhaços
  • Data: de 13 a 16 de outubro
  • Local: eventos concentrados na Praça dos Ferroviários, Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Praça Minas Gerais e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana (MG)
  • Todos os eventos são gratuitos

SOBRE O CIRCOVOLANTE

Foto: Arquivo/Mais Minas

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há mais de 20 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 31 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar. Entre os diversos espetáculos promovidos pela trupe estão: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”, bem como o projeto “Noites Circenses”, lançado em 2018.

Sua sede, o espaço CIRCOVOLANTE é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais. Desde 2014 o CIRCOVOLANTE recebe visitas de grupos, artistas e escolas de todo país em sua sede, localizada em Passagem de Mariana, Mariana – MG, Brasil. 

Em 2021, o Circovolante lançou seu primeiro álbum musical, “O Circo de Cada Um” é um projeto que objetiva revelar aos olhos e ouvidos do público um pouco da cultura musical circense que circulava pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados do século XIX e XX.

O projeto é uma parceria entre o Circovolante e o Museu da Música de Mariana. O material possui 11 obras, sendo 2 delas instrumentais, de autoria musical diversa, com letras escritas por João Pinheiro e cantadas por ele e Xisto Siman.

  • Localização: Rua Dom Veloso, n° 70 – Passagem de Mariana / Mariana – MG.
  • INFORMAÇÕES: (31) 9 8549-6634 | [email protected]

Fonte: Doizum Comunicações

COMENTÁRIOS
Última atualização em 26/09/2022 às 21:02