19.5 C
Belo Horizonte
quarta-feira, 28 setembro 2022
Portal Mais MinasAgenda CulturalBelo Horizonte sedia Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria nesta semana

Belo Horizonte sedia Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria nesta semana

Estão à venda pelo Sympla os ingressos para o Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria, que será realizado, de 15 a 18 de setembro, no Minas Shopping, na região nordeste de Belo Horizonte. A iniciativa, realizada de forma pioneira em parceria com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), terá workshops com profissionais da área de saúde e debates com o público a partir da exibição de filmes selecionados. 

Para abordar o tema da campanha “Setembro Amarelo”, a primeira sessão, que vai ocorrer no dia 15 de setembro, às 19h, terá o filme “Nasce uma estrela”, na sala de cinema do Cineart. A programação, inédita em Belo Horizonte, seguirá até 18 de setembro com duas sessões simultâneas nos demais dias. No dia 16 de setembro, às 19h, serão exibidos os filmes “Meu pai” e “Coringa”. Já no dia 17 de setembro, às 10h, será a vez dos longas “Uma mente brilhante” e “Melhor impossível”. Encerrando a programação do festival, serão apresentados os filmes “Bohemian Rhapsody” e “Pequena Miss Sunshine” no dia 18 de setembro, às 10h. Nos debates serão abordados os temas dependência química, depressão, demência, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), bipolaridade e esquizofrenia. Os ingressos vão custar R$ 16 por filme.

O Festival reforça a urgência do debate sobre saúde mental em um cenário de aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais no país. Segundo levantamento da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com a Vital Strategies, quadros de depressão entre brasileiros cresceram 41% durante a pandemia. A proposta do Festival, que tem o apoio da ABP e da ABIPD (Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual), é justamente orientar a sociedade e desmistificar os estigmas sobre as doenças mentais e os tratamentos.

Segundo o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, esse é um projeto de grande relevância para toda a sociedade. “Precisamos falar com responsabilidade sobre saúde mental, especialmente, nesse momento de pós-pandemia. O Festival vai levar conhecimento científico para as pessoas de forma simples e acessível. Isso pode fazer a diferença para ajudar quem mais precisa de apoio. A valorização da vida e ações de responsabilidade social sempre serão abraçadas pelo Shopping”, destaca.

Para reforçar a conscientização da população, a ABP também lançou um curso de preparação para a campanha “Setembro Amarelo”. “Neste ano teremos um Setembro Amarelo com foco na formação para as pessoas falarem desse tema. Isso é muito importante. É preciso ter um discurso científico, com conhecimento do que se está falando”, afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da ABP e idealizador do Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria. As inscrições para o curso, que será realizado no dia 20 de agosto, são gratuitas (https://www.abp.org.br/abpweb) e a meta é formar 1 milhão de pessoas.

Agenda

Festival Internacional de Cinema e Psiquiatria

  • – Lançamento: 15 de setembro, às 19h, com o filme “Nasce uma estrela” (Debate sobre suicídio)
  • – 16 de setembro, às 19h: “Meu pai” (Debate sobre demência) e “Coringa” (Debate sobre quadro neurótico com manifestação psiquiátrica)
  • – 17 de setembro, às 10h: “Uma mente brilhante” (Debate sobre esquizofrenia) e “Melhor impossível” (Debate sobre TOC)
  • – 18 de setembro, às 10h: “Bohemian Rapsody” (Debate sobre drogas e quadro depressivo) e “Pequena Miss Sunshine” (Debate sobre bipolaridade)
  • As sessões serão realizadas em salas de cinema do Cineart
  • Ingressos: R$ 16

Fonte: Interface Comunicação

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: