19.8 C
Belo Horizonte
sexta-feira, 12 agosto 2022
Portal Mais MinasAgenda CulturalÍcones do Clube da Esquina se apresentam em Ouro Preto no início de julho

Ícones do Clube da Esquina se apresentam em Ouro Preto no início de julho

Os shows vão acontecer nos dias 5, 6 e 7 de julho

Lô Borges, Beto Guedes e  Flávio Venturini, fundadores do Clube da Esquina, se apresentarão na comemoração dos 50 anos do movimento musical belo-horizontino que se transformou no álbum “Clube da Esquina”. Com um convidado especial, Paulinho Moska, a série de shows acontece no começo de julho em Ouro Preto. 

Lançado em 1972, o álbum foi avaliado e eleito por 162 especialista como o melhor do Brasil. A divulgação foi realizada em maio deste ano (2022), pelo relevante site de música Discoteca Básica. A avaliação aconteceu em 2021. Em segundo lugar ficou “Acabou Chorare”, dos Novos Baianos, e em seguida “Chega de saudade” de João Gilberto. O título entrega um tom rememorativo, pois além do disco completar 50 anos, ainda se consolidou como o melhor. 

Músicas e arranjos do Clube da Esquina

Clube da Esquina. Foto de Mário Luiz Thompson (1973).
© Copyright Todos os direitos reservados

Arranjos inovadores, poesias profundas com letras marcantes que remetem a liberdade e aos movimentos políticos que fizeram o Brasil respirar ares mais leves, enquanto vivia uma ditadura militar, o álbum “Clube da Esquina”, pode ser considerado um trabalho musical atemporal. 

Para além das questões políticas inerentes ao momento do seu lançamento, a música dos jovens mineiros ganhou popularidade pela rica sonoridade, que mescla o rock, o jazz e elementos brasileiros, formando uma identidade singular, muito difícil de dissociar de Minas Gerais, afinal é como se a música do Clube da Esquina complementasse as paisagens mineiras. E como a paisagem de Minas cantada levou o estado para diversas partes do Brasil e mundo.

É difícil destacar uma música do álbum, embora o senso comum tenha o feito, a canção que leva o nome do disco, por exemplo, é uma das mais lembradas. “Trem azul”, composta por Lô Borges e Reinaldo Bastos, “Nada Será Como Antes”, de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, “Paisagem na Janela”, parceria entre Fernando Brant e Milton Nascimento e “Um Gosto do Sol”. 

Entretanto quem mergulha na obra completa descobre um universo sonoro e poético das histórias e paisagens de Minas ainda mais complexas. É o caso da música “Cravo e Canela”, “Saídas e bandeiras nº 1”, “Me Deixa em Paz”, “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo” e “Nuvem Cigana”. 

Comemoração dos 50 anos do Clube da Esquina em Ouro Preto

Os shows em comemoração do álbum Clube da Esquina vão acontecer em Ouro Preto nos dias 5, 6 e 7 de julho, no estacionamento do Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Veja! 

Lô Borges 

Lô Borges volta a se apresentar em Ouro Preto, agora no auge dos seus 70 anos e comemorando um trabalho artístico que sem a sua contribuição musical não seria o mesmo. Além do trabalho e movimento musical junto aos colegas de profissão, o cantor e compositor também lançou álbuns solos e construiu uma sólida carreira, de grande relevância para a composição da música brasileira.

Data: 5/07 (terça-feira)
Horário: 20h 

Beto Guedes e Flávio Venturini 

O encontro icônico entre Beto Guedes e Flávio Venturini também faz parte da grade de programação da comemoração do Clube da esquina em Ouro Preto. A dupla que fez história juntos e posteriormente com suas carreiras isoladas, sobem ao palco na noite fria da cidade histórica para interpretar grandes clássicos musicais. 

Data: 6/07 (quarta-feira)
Horário: 20h 

Paulinho Moska 

Profundo admirador das obras dos mineiros que compõem o Clube da Esquina, Paulinho Moska é um convidado especial para esta significativa festa. Ele que já gravou “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, do Bituca (Milton Nascimento), agora tem a oportunidade de prestar uma homenagem em grande estilo aos artistas deste álbum e movimento de grande prestígio. 

Data: 7/07
Horário: 20h 

Todos os eventos tem entregada gratuita.

Ouça o álbum “Clube da Esquina”:

Álbum musical “Clube da Esquina” completo.


Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: