Menu

Com o tema “Mulheridades”, 17ª edição do Fórum das Letras acontece em Ouro Preto e Mariana

O principal objetivo do evento é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa por meio da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal
11/11/2022 às 17:54
Tempo de leitura
2 min
Cortejo do F[orum das Letras 2018 - Foto: Ane Souz
Cortejo do F[orum das Letras 2018 - Foto: Ane Souz

Dia 29 de novembro terá início o Fórum das Letras 2022. Com o tema “Mulheridades”, a 17ª edição do Fórum acontece até 01 de dezembro, em Ouro Preto e Mariana. O evento, realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto, ocorrerá de forma híbrida, presencial e remota. As atividades presenciais acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, e no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP (ICHS), em Mariana.

Criado em 2005, o Fórum das Letras busca celebrar o livro debatendo temas como literatura, edição, tradução, crítica e cadeia de produção e circulação do livro. O tema “Mulheridades” foi escolhido com o objetivo de dar voz para mulheres que foram silenciadas durante muito tempo e, mesmo assim, conseguiram se afirmar na produção literária da contemporaneidade. O principal objetivo do Fórum das Letras é a valorização da identidade e da diversidade da literatura dos países de língua portuguesa por meio da cooperação mútua entre África, Brasil e Portugal. O tema também propõe a reflexão sobre a garantia dos direitos das mulheres que fizeram nascer o feminismo, movimento social e político que busca conquistar acesso a direitos em condições de equidade entre os gêneros, que também repercutiu nos direitos dos grupos LGBTs. Os convidados discutirão sobre a necessidade de obter igualdade em outras esferas, como no mercado de trabalho e nos espaços de decisão.

O evento é coordenado pela professora Guiomar de Grammont, idealizadora do projeto, e pela professora Mônica Gama, que assina também a curadoria junto às professoras Marta Maia, do Curso de Jornalismo da UFOP, Tatiana Ribeiro de Souza, do Curso de Direito, e Alessandra Vannucci, da UFRJ, que é a curadora da homenagem ao Centenário do cineasta e poeta Pier Paolo Pasolini, que também acontecerá no Fórum envolvendo debates online sobre suas obras na literatura e no cinema, com participação de especialistas do Brasil e da Itália. Claudineia Guimarães, o escritor e performer Julliano Mendes e os alunos da UFOP Gabriela Moura (Letras) e Lucas de Assis Sena Santos (Filosofia) também participam da organização. Em breve, a programação completa será divulgada.

Fonte: Sabrina Pereira e Victor Stutz / Prefeitura de Ouro Preto