Menu

Com palestra sobre a capital e city tours gratuitos, começam as comemorações pelos 122 anos de Belo Horizonte

04/12/2019 às 17:20
Tempo de leitura
4 min

Belo Horizonte completa 122 anos no dia 12 de dezembro, mas as comemorações já começam nesta sexta-feira (6/12). A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, oferece à população, gratuitamente, a palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de história e gastronomia’, um passeio que começa no planejamento da nova capital de Minas Gerais e sua relação ímpar com a cultura gastronômica, até conquistar neste ano o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO. E, no fim de semana, também por iniciativa da Belotur, belo-horizontinos e turistas poderão conhecer vários atrativos turísticos da cidade por meio de city tours gratuitos guiados por profissionais do turismo.

“É com muita alegria que iniciamos as comemorações do aniversário desta Belo Horizonte surpreendente, rica em cultura, história e dona da síntese dos sabores e saberes de Minas Gerais. Parabéns, Belo Horizonte!”, diz Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de história e gastronomia’ 

No dia 6 de dezembro, às 10h, acontece a palestra sobre a história de Belo Horizonte, ministrada pela guia de turismo e historiadora da Belotur Neuma Horta, e também sobre a gastronomia, que rendeu à capital mineira o título Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO, ministrada por Ana Gabriela Baêta, gerente de Marketing Turístico da Belotur. Os convidados participarão de um café da manhã na sede da Prefeitura (avenida Afonso Pena, 1212).

Programação:

9h30 – Café de boas vindas

10h – Palestras

11h30 – Término

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente por meio deste link: https://bit.ly/2Ln2t64.

City Tour: Belo Horizonte Surpreendente

A Belotur promoverá quatro dias de city tours (7, 8, 14 e 15/12) gratuitos e abertos para o público geral. O objetivo é estimular o sentimento de pertencimento e de amor à cidade, visando a valorização e fruição dos seus atrativos, bem como a preservação e difusão do patrimônio, tornando a cidade receptiva e hospitaleira.

Durante os passeios, conduzidos por guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, os participantes terão oportunidade de conhecer a história de diversos pontos turísticos da capital mineira, de acordo com o trajeto escolhido previamente. Cada visita tem duração média de 3 a 4 horas e contarão com experiências gastronômicas.

Roteiro City Tou (sábado, 7/12):

1: PRAÇA DA LIBERDADE (Free Walk Tour parte da manhã)  

Horário: 9h às 12h

Ponto de Encontro: Coreto da Praça da Liberdade.

TRAJETO:

9h – Encontro no Coreto da Praça da Liberdade

9h15 – Visita guiada pela Praça da Liberdade

10h – Experiência Gastronômica no Café do Memorial da Vale 1

11h – Visita guiada ao Memorial Minas Gerais Vale

12h – Término da visita Guiada

2: BAIXA GASTRONOMIA  (Free Walk Tour parte da tarde) 

Horário: 13h às 16h

Ponto de Encontro: em frente ao Café Nice

TRAJETO:

13h – Experiência gastronômica no Café Nice

13h45 – Experiência gastronômica no bar do Nonô – O Rei do Caldo de Mocotó

15h – Experiência gastronômica no Café Palhares

16h – Término do tour Baixa Gastronomia

Aniversário da cidade

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur, realiza, de 6 a 15 de dezembro, programação cultural e turística gratuita de comemoração do aniversário de 122 anos da cidade. Shows, espetáculos de teatro, performances, batalhas de rap, concertos e atividades de diversas linguagens artísticas ocuparão ruas, praças, espaços culturais municipais em todas as regionais da capital mineira com atrações artísticas mineiras e nacionais. Um dos destaques da programação é o show de Jorge Ben Jor, na Praça da Estação. Toda a programação é gratuita e se encontra disponível no site portalbelohorizonte.com.br.

Nas ações do turismo, além da palestra e dos city tours, destacam-se a inauguração da Árvore de Natal da cidade, novas lunetas para apreciação do espaço urbano na Lagoa da Pampulha e o  lançamento do projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha.

SERVIÇO:

Palestra ‘Belo Horizonte: 122 anos de História e Gastronomia’

Data: 6/12, às 10h

Local: Sede da Prefeitura de Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 1212)

Ingressos gratuitos: https://bit.ly/2Ln2t64.

City Tours: Belo Horizonte Surpreendente

Data: Sábado (7/12)

PRAÇA DA LIBERDADE (Free Walk Tour parte da manhã)  

Manhã – Horário: 9h às 12h

Ponto de Encontro: Coreto da Praça da Liberdade.

BAIXA GASTRONOMIA  (Free Walk Tour parte da tarde) 

Horário: 13h às 16h

Ponto de Encontro: em frente ao Café Nice

COMENTÁRIOS
Última atualização em 28/10/2021 às 20:09