Menu

Festival de Ópera de Ouro Preto segue com a 2ª apresentação nesta sexta-feira (23/09)

Todos os ingressos já foram vendidos
21/09/2022 às 12:47
Tempo de leitura
3 min
Basculho de Chaminé - Foto: Iris Zanetti
Basculho de Chaminé - Foto: Iris Zanetti

Ouro Preto vive dias de ópera! Depois de aplaudir “A Flauta Mágica”, de Mozart, moradores e turistas da histórica cidade terão a oportunidade de apreciar mais um clássico, “O Basculho de Chaminé”, de Marcos Portugal (1762-1830). A ópera escrita em 1794 será executada no emblemático Teatro Municipal Casa da Ópera, o mais antigo em funcionamento no país. Serão apresentadas três récitas, nos dias 23/09, 26/09 e 27/09, sempre às 19h. Para esta sexta-feira (23/09) os ingressos já se esgotaram.

O sucesso da venda dos bilhetes, que estão sendo comercializados a preços populares, mostra que o Festival de Ópera de Ouro Preto vem cumprindo um de seus principais papeis: popularizar o gênero artístico que é secular. Na apresentação de “A Flauta Mágica”, que marcou a estreia do Festival, todos os ingressos também foram vendidos.

“O Basculho de Chaminé”

O diretor artístico do Festival de Ópera de Ouro Preto, Guilherme Bernstein, afirma que com a montagem de “O Basculho de Chaminé”, o Festival cumpre a missão de levar ao grande público obras que merecem ser reencenadas. “Essa montagem foi produzida graças ao importante Projeto SINOS, da Funarte, que sabiamente buscou valorizar, por um lado, o compositor luso-brasileiro Marcos Portugal, ainda a ser por nós redescoberto, e por outro, os jovens talentos do Brasil afora”.

Na peça, o Barão de Monte Albor desconfia da fidelidade de Flora, além da lealdade de seus criados. Para desvendar tudo, o Barão articula com Pieroto, o limpador de chaminés, a troca de identidades. Pieroto, então, se aproveita de seu novo papel de Barão.  

O Festival

O Festival de Ópera de Ouro Preto é uma apresentação do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Usiminas e parceria é com a Fundação Clóvis Salgado (FCS). Tem apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Prefeitura de Ouro Preto, Academia Orquestra de Ouro Preto e do Teatro Municipal Casa da Ópera. A realização é do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Vlaanderen Produções Culturais. A correalização e gestão de recursos captados é da APPA – Arte e Cultura.

Confira a programação do Festival de Ópera de Ouro Preto

23, 26 e 27/09, às 19h

(Teatro Municipal Casa da Ópera)

O Basculho de Chaminé, de Marcos Portugal

Academia Orquestra Ouro Preto

6/10 a 8/10, às 19h

(Teatro Municipal Casa da Ópera)

O Caixeiro da Taverna, de Guilherme Bernstein

Apresentada em parceria com o Coletivo das Artes.

Participação de músicos convidados.

6/10 a 9/10 – Programação Infantil

“O Pequeno Teatro do Mundo” – Rossini por Um Fio

Trechos do repertório lírico rossiniano apresentado pelo projeto de ópera de marionetes desenvolvido por Fábio Retti e Fabiana Barbosa.

Horário: 16h

Dia 6 – Casa de Gonzaga

Dia 7 –  Praça Tiradentes

Dia 8 – Praça Antônio Dias- Paróquia de Nossa Senhora da Conceição

Dia 9 – Praça Américo Lopes- Chafariz do Pilar

Festival de Ópera de Ouro Preto

  • Direção Geral: Flávia Furtado
  • Direção Artística: Guilherme Bernstein
  • Vendas de ingressos a partir de 1º de setembro
  • Mais informações: [email protected]
  • Instagram: @vlaanderenproducoes

Fonte: Gira Comunicação

COMENTÁRIOS
Última atualização em 21/09/2022 às 12:49