Menu

Festival Internacional de Teatro de BH – FIT BH 2022 começa neste sábado, 5

A proposta para esta edição é descentralizar e diversificar as atrações, sendo assim, espetáculos poderão ser prestigiados em diversos pontos da cidade
31/10/2022 às 18:06
Tempo de leitura
5 min
Colectivo LaPatogallina, espetáculo
Colectivo LaPatogallina, espetáculo "Fuego Rojo". Foto: divulgação nas redes sociais do grupo teatral

O Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte (FIT BH) chega em sua 15ª edição com programação para sete dias intensos de atividades artísticas. Recebendo mais de 30 montagens teatrais entre os dias 5 e 11 de novembro, o FIT BH traz como tema o Teatro da Cidade, patrimônio cultural do município e o Teatro de Rua, além de celebrar a latinidade.

Com realização da Prefeitura em parceria com o Instituto Odeon, o FIT BH conta com a patrocínio da Cemig e da ArcelorMittal, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o que permitirá ao Festival disponibilizar ingressos a preços populares em algumas atrações e entrada gratuita para outras.

Além de fomentar produções locais, o FIT BH disponibilizará ao público atrações de outros estados como Bahia, Paraíba, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Também virá para a capital mineira equipes e artistas do México, Argentina e Chile.

A proposta para esta edição é descentralizar e diversificar as atrações, sendo assim, espetáculos poderão ser prestigiados em diversos pontos da cidade, são eles:

  • Palácio das Artes;
  • Viaduto Santa Tereza;
  • Kilombo Manzo;
  • Teatro Raul Belém Machado (Alípio de Melo);
  • Sesc Palladium;
  • Centro Cultural de Venda Nova;
  • Centro Cultural Padre Eustáquio;
  • Praça Cardoso.

Belo Horizonte respirará arte também pelas suas ruas, pois terá cortejo que se iniciará na Praça Sete e finalização na parte inferior do Viaduto Santa Tereza com Maurício Tizumba e Marcelo Veronez. Durante a abertura do FIT BH haverá a passagem dos tradicionais Blocos de Carnavais de Belo Horizonte.

Cerca de 900 artistas farão parte desta grande abertura do Festival que contará também com a participação da Irmandade estrela do oriente, Grupo Tambor Mineiro e das Guardas de Nossa Senhora do Rosário.

O 15º FIT BH também vai homenagear personalidades locais de grande relevância na cena teatral brasileira, como João das neves (dramaturgo), Guto Muniz (fotógrafo), Conceição Evaristo (escritora), o líder indígena e escritor Ailton Krenak e o figurinista Raul Belém Machado (também cenógrafo).

Atrações do FIT BH 2022

Dentre todas as produções locais, estaduais e internacionais, está a “Museu Nacional”, da Cia. Brasileira de Movimento e Som – Barca dos Corações Partidos. Os artistas do Rio de Janeiro dão conta da história do incêndio do Museu nacional, fato que aconteceu em 2018.

Na rua o público poderá conferir “Anonimato”, espetáculo da Cia. Mungunzá de Teatro que conta com oito personagens que andam 100 metros em linha reta enquanto contracenam, fazendo menção às pessoas anônimas que constituem a alma de uma cidade.

As pessoas trans e travestis são lembradas no monólogo “Manifesto Transpofágico”, por Renata Carvalho. Já o Grupo Oriundo do Teatro (de Belo Horizonte) trará “Death Lay – na vida te jeito pra tudo”, trata-se de um solo autobiográfico sobre o direito de viver e morrer com dignidade no Brasil.

Confira as atrações internacionais do FIT BH 2022

  • Tiziano Cruz com “Solilóquio” (Argentina)
  • Grupo Lagartijas Tiradas al Soll com “Tijuana” (México)
  • Coletivo La Patogallina com “Fuego Rojo” (Chile)

Ações formativas no FIT BH 2022

Quem tem interessem em para além de assistir aos espetáculos, aprender um pouco mais poderá participar das ações formativas oferecidas no FIT BH 2022. O “Território dos Saberes” é uma séria que faz parte do Festival. Nele o público poderá participar de oficinas e workshops sobre Escuta Criativa, Dança Raiz e Corporeidades Negras e Teatro e Infância.

A “ocupação João das Neves” estará disponível na Funart MG entre 7 e 10 de outubro. Haverão conversações temáticas e ocupação literária.

Exposições no FIT BH 2022

Além de apresentações teatrais e atividades formativas, os admiradores do FIT BH 2022 poderão conferir a homenagem ao fotógrafo Guto Muniz em forma de exposição. Fotografias do artista, registradas durante seus 35 anos de atuação no teatro local e nacional, serão expostas em um ônibus que circulará pela capital mineira, em conformidade com a programação de eventos dentro do Festival, é a chamada Exposição Itinerante”.

Faze parte também da programação do FIT BH 2022 a mostra de processos das Cóccix Cia. Teatral, A Patela: Cia. provisória de Teatro, Teatro Olho Nu e Grupo Oficcina Multimédia. A mostra acontecerá no Centro de Referência da Dança e no Cine Santa Tereza entre os dias 7 e 11 de novembro.

Assim como a Mostra Audiovisual Grupo Oficcina Multimédia e dos chilenos do Kimvn Teatro, composta por peças teatrais, performances, curtas-metragens e documentários.

A programação completa do FIT BH 2022 está no Portal Belo Horizonte.